Publicidade

centro e zona norte

Megaempreendimento com shopping e escritórios movimenta o Tucuruvi

Um megaempreendimento erguido a passos largos em uma área de 130 mil metros quadrados na avenida Nova Cantareira, no Tucuruvi, zona norte de São Paulo, deve causar uma nova onda de valorização da região –semelhante à de 2013, quando foi inaugurado o shopping Metrô Tucuruvi, a um quilômetro dali.

O espaço vai ser ocupado pelo shopping Trimais, com inauguração prevista para o meio do ano que vem. Ele terá uma unidade do supermercado homônimo, cerca de 150 lojas e um prédio corporativo de 12 andares.

"Um shopping tende a valorizar a região entre 25% e 30% por metro quadrado, dependendo da infraestrutura da área", avalia o professor Giovanni Campari, coordenador do curso de arquitetura da Belas Artes.

O fato de o empreendimento incluir escritórios pode levar a uma valorização ainda maior. "Mais pessoas se interessam em morar no local, e isso estimula as incorporadoras a construir mais edifícios, tanto residenciais quanto comerciais", afirma Campari.

Para o engenheiro da Embraesp (Empresa Brasileira de Estudo de Patrimônio) Reinaldo Fincatti, o bairro e seus arredores devem ser beneficiados também pela expansão da linha 6-laranja do metrô, que ligará Brasilândia e Freguesia do Ó à região central de São Paulo, com previsão de entrega em 2021.

A construtora I9 é uma das que investe no crescimento do Tucuruvi. Em seis anos, finalizou sete empreendimentos, sendo seis deles na área. Começou há algumas semanas a erguer o Nova Pauliceia, com apartamentos de um a três dormitórios, a 1,6 km do novo shopping.

Entregou no mês passado o Hausen Mandaqui, com perfil similar de plantas, a menos de 4 km do futuro centro de compras. "A zona norte é muito horizontal, tem um potencial grande para verticalizar", diz o gerente de vendas da i9, Fábio Tayar Pais.

O diretor de vendas da Lello Imóveis, Igor Freire, diz que há interesse das construtoras não apenas pelo Tucuruvi, mas por toda a zona norte como estratégia para expandir os negócios.

Uma dessas construtoras é a Plano & Plano, que vê potencial para o lançamento de 6.300 unidades na região. "Encerraremos este ano com 700 novas unidades", conta Rodrigo Luna, diretor da construtora.

O primeiro deles é o Plano Pirituba, lançado há três meses no bairro de mesmo nome, com imóveis de 41 metros quadrados. Outros dois empreendimentos estão previstos para o segundo semestre, nos bairros do Limão e da Casa Verde.

Até 2021, a previsão da empresa é adquirir ao menos R$ 100 milhões em terrenos na zona norte.

A migração para a região também acontece entre as empresas, segundo Angelica Quintela, gerente de marketing do portal de imóveis Imovelweb.

Uma pesquisa da empresa de inteligência do mercado imobiliário comercial Siila Brasil mostra que, no primeiro trimestre de 2019, o trecho da zona norte nos arredores da marginal Tietê registrou taxa de vacância de imóveis comerciais de alto e médio padrão de apenas 1,95%. A média na cidade é de 18%.

"Estamos vendo um movimento de reurbanização similar ao que ocorreu no centro da cidade", diz Quintela. De acordo com ela, a chegada de novas empresas costuma trazer maior procura por apartamentos na região, e consequentemente, uma maior oferta de lançamentos.

*

I9 Hausen

Onde fica rua Fulvio Morganti, 669

Área útil 85 m²

Valor R$ 670 mil

Diferenciais piscina, espaço fitness, churrasqueira, salão de jogos e de festas

Construtora I9

Publicidade
Publicidade
Publicidade