Publicidade

Designer muda hábitos de consumo e reduz em 80% a produção de lixo

Felipe Machado/Divulgação
SAO PAULO, SP, BRASIL, 28.01.18 1h O que vai bombar no Carnaval 2018 nas ruas. Denny Azevedo, 34, e Ricardo Don, 31, artistas, no Academicos do Baixo Augusta. (Foto: Marcus Leoni / Folhapress, COTIDIANO)
Cristal Muniz, 27, reduziu drasticamente sua produção de resíduos e agora lança livro sobre o tema

Cada brasileiro produz, em média, um quilo de lixo ao dia, de acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, de 2017.

A designer catarinense Cristal Muniz, 27, queria se livrar desse peso e, desde 2015, mudou sua rotina de forma a gerar 80% menos lixo.

Ela faz os próprios produtos de beleza e limpeza, compra alimentos em lojas a granel, tem uma composteira e carrega copo e talheres na bolsa.

Mas foram várias etapas até chegar a esse ponto. Sua preocupação com o ambiente vem da infância: seu pai a ensinou a separar o lixo, e os avós, a economizar água e energia e usar produtos até o fim.

Mas ela não sabia como cortar a produção de resíduos, que viu crescer quando passou a morar sozinha, em 2011. Foi depois disso que, pesquisando na internet, conheceu pessoas que viviam quase sem produzir resíduos e percebeu que havia formas de diminuir seu impacto no planeta.

A descoberta a levou a criar um blog para mostrar sua mudança de hábitos e ajudar outras pessoas a fazer o mesmo, o Um Ano Sem Lixo.

A primeira mudança foi trocar os absorventes descartáveis por coletores menstruais, copos de silicone que armazenam o sangue. Em seguida, resolveu o problema dos resíduos orgânicos com uma composteira, que gera adubo para as ervas que tem em casa. Quando algum produto acabava (como xampu ou desinfetante), descobria como fazer sua própria versão.

Cristal também se esforçou para diminuir o consumo de materiais recicláveis. "A reciclagem é muito ruim no Brasil, não tenho certeza se o que mando para a coleta seletiva será reciclado", diz.

Ela ressalta ainda que nem tudo o que consideramos lixo reciclável tem valor comercial para isso, como é o caso das embalagens metalizadas.

"Fala-se muito em reaproveitar, mas primeiro temos que não gerar lixo, para não precisar reaproveitar depois."

Cristal leva na bolsa um kit com marmita de aço inox, copo de silicone dobrável, guardanapos de pano, talheres de bambu e canudo reutilizável. Os alimentos que cozinha ela compra a granel e leva sacolas para carregá-los para casa.

Para diminuir os resíduos, o segredo também é comprar menos. "Meu lema é que tudo o que eu tenho eu uso, e tudo o que eu uso eu tenho", diz.

A designer prefere comprar roupas em brechós e escolhe tecidos naturais, como algodão orgânico e liocel, feito com fibras de madeira.

Na quinta (19), lançará, em São Paulo, o livro "Uma Vida Sem Lixo" (Ed. Alaúde), que terá também uma versão digital. Cada capítulo é dedicado a um cômodo da casa. Cristal ensina a substituir produtos, reaproveitar o que já se tem e dá receitas caseiras de itens de beleza e de limpeza.

Uma Vida Sem Lixo
Cristal Muniz, Ed. Alaúde, R$ 48,96, 160 págs.

IDEIAS PARA REDUZIR RESÍDUOS
-Compre alimentos a granel e em feiras e leve sacos de pano e potes de vidro para embalar
-Tenha uma composteira para resíduos orgânicos
-Compre roupas só quando necessário e prefira brechós a lojas tradicionais
-Evite trocar os aparelhos eletrônicos a cada modelo lançado
-Leve um kit com copo, talheres, guardanapo e marmita na bolsa, para comer fora
-Faça produtos de limpeza e de beleza em casa

Fonte: Cristal Muniz, autora do livro "Uma Vida Sem Lixo"

Veja no Tudo + Um Pouco, o blog do Sobretudo, receitas de desinfetante e vinagre de maçã caseiros

Publicidade
Publicidade
Publicidade