Publicidade

Peugeot é líder em desempenho entre compactos no ranking Folha-Mauá

Durante metade de 2016, o Peugeot 208 1.2 manteve-se na liderança entre os carros flex mais econômicos já testados pela Folha em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia. Porém, a chegada de novos motores foi fazendo o compacto perder posições.

Mas teve troco: a versão GT, equipada com motor 1.6 turbo (173 cv), venceu todas as provas de desempenho de sua categoria, recolocando a marca francesa no topo entre os carros pequenos. Seus hatches conquistaram o melhor resultado em cinco das oito provas de que participaram.

O 208 GT poderia disputar espaço entre os esportivos, mas seu preço e aptidões permitiram que brigasse entre os compactos. O modelo tem valor sugerido de R$ 82 mil, mas é encontrado por R$ 74 mil, prova de que as vendas estão aquém do esperado.

O pódio em desempenho traz dois modelos com motor 1.0 turbo, ambos com três cilindros: o Ford Fiesta Ecoboost e o VW Up! Cross TSI. Há também dois carros 1.6 flex, o Hyundai HB20X e o Nissan March. Seus números superam o de muitos carros médios metidos a esportivo.

ECONÔMICOS

Nas provas de consumo, a Fiat mostrou mais uma vez que seu negócio é fazer carros compactos. O novo motor 1.3 Firefly (109 cv) foi o mais econômico em três das quatro medições. A média de 19,6 km/l na estrada, com gasolina, é a segunda melhor da história entre os carros flex, ficando atrás somente do Mobi Drive.

Editoria de Arte/Folhapress
Publicidade
Publicidade
Publicidade