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Caminhão autônomo da Volvo roda em plantações sem motorista

O caminhão VM da Volvo não parece diferente de tantos outros que rodam pelo Brasil, mas traz algo novo: o funcionamento autônomo.

O modelo será uma das principais atrações da Fenatran 2017, maior feira dedicada ao transporte de cargas da América Latina.

Há outros caminhões tecnológicos no evento, como o Ford Cargo Connect e novas opções da Scania. Em comum, as soluções adotadas por esses veículos buscam aumentar a eficiência e, por consequência, reduzir custos para agricultores e transportadoras em tempos de retomada dos negócios.

O setor de caminhões passou por dificuldades nos últimos três anos, período em que a produção caiu 67%. As vendas também desceram a ladeira: 66% de recuo entre os resultados de 2013 e 2016.

"Começamos 2017 com números ruins, mas agora estamos apenas 9% atrás do total vendido no ano passado. Alguns segmentos ainda não reagiram, como o de caminhões médios, mas está havendo uma retomada significativa em outras categorias", diz Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing da Mercedes-Benz.

A montadora alemã, que acaba de anunciar um investimento de R$ 2,4 bilhões em suas fábricas nacionais de veículos pesados, lançará 15 caminhões durante a Fenatran. A linha Accelo terá novos recursos, como cabine estendida (18 cm extras) e banco com ajuste a ar para o motorista.

Na Scania, os destaques são os novos motores de até 510 cv. A montadora afirma que as novas tecnologias de injeção de diesel permitem reduzir o consumo em 5%. Para o segmento fora-de-estrada, a novidade da marca é o veículo de mineração Heavy Tipper, capaz de transportar 40 toneladas.

SEGURANÇA

Os novos caminhões oferecem avanços em segurança. O Volvo VM Autônomo foi pensado para rodar ao longo de linhas de plantação sem passar por cima das soqueiras, com uma precisão de 2,5 centímetros. Além de aumentar a produtividade nas plantações, o sistema evita acidentes de trabalho.

O veículo foi desenvolvido no complexo industrial da empresa em Curitiba, com a colaboração de especialistas da marca na Suécia e de técnicos da usina paranaense de açúcar Santa Terezinha.

O sistema de frenagem autônoma do conceito Ford Cargo Connect evita colisões na estrada: o equipamento é capaz de reduzir a velocidade ou até parar o caminhão caso detecte que o trânsito ficou lento e seu motorista não esboçou reação.

BONÉ ANTISSONO

O protótipo recebe também sensores que leem as faixas do asfalto e as placas de trânsito, emitindo alertas caso os limites sejam ultrapassados.

Em uma apresentação que antecedeu a Fenatran, o presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters, mostrou o boné que detecta se o caminhoneiro está sonolento.

Sensores monitoram os movimentos de cabeça do motorista, com base em parâmetros que indicam que ele está prestes a adormecer.

Ao detectar o risco, o boné emite três tipos de alerta: vibratório, sonoro e visual, com luzes de LED na aba.

Segundo João Pimentel, diretor de operações da Ford Caminhões na América do Sul, a tecnologia não impede que o acessório seja lavado.

Ainda não há data para lançamento do boné, que está em fase de testes. Por enquanto, 20 protótipos foram criados.

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21° SALÃO INTERNACIONAL DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS - FENATRAN
quando de 16 a 20 de outubro, das 13h às 21h
onde São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 (a 850 metros da estação Jabaquara do metrô)

A FEIRA/INGRESSO

QUANTO
O evento é gratuito para profissionais do setor credenciados, portadores de convite impresso e estudantes em grupo previamente registrado. O credenciamento deve
ser feito no site da Fenatran.

PARA O PÚBLICO EM GERAL
O valor da entrada é de R$ 55. O pagamento deve ser em dinheiro ou cartão de débito. É proibida a entrada de menores de 14 anos, mesmo que acompanhados.

COMO CHEGAR
Há estacionamento coberto e descoberto no local, que custam R$ 30 (motos), R$ 40 (automóveis e vans) e R$ 70 (ônibus e micro-ônibus). Quem optar pelo transporte público terá transfer gratuito na saída da estação Jabaquara do metrô (Linha Norte-Sul). Os ônibus começam a circular uma hora antes do horário de abertura do evento e permanecem até uma hora após o término. O ponto de retorno para a estação será na rua Nelson Fernandes.

NECESSIDADES ESPECIAIS
Haverá cadeiras de rodas disponíveis para os visitantes com dificuldades de locomoção, que deverão ser solicitadas na sala de segurança do São Paulo Expo. Pessoas com deficiência terão área de estacionamento exclusiva, serviço preferencial para credenciamento, banheiros adaptados e rampas de acesso.

APLICATIVO
O site da Fenatran disponibiliza um aplicativo com as informações sobre a feira, desde a programação até a lista de expositores. Para baixá-lo, acesse fenatran.com.br/Visitar/Aplicativo-de-Celular

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