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Oficina caça-ruído dá um trato na carroceria e acaba com 'nhec-nhec'

Tirando o ronco do motor de carros esportivos, nenhum outro barulho do veículo costuma agradar os motoristas.

O problema é que os chamados grilos, aqueles ruídos irritantes que surgem do atrito entre o acabamento e a estrutura do carro, são inevitáveis com o passar do tempo.

Vibrações geradas por ruas esburacadas, exposição ao sol e o próprio desgaste das peças são culpadas pelo "nhec-nhec" de portas, painel, tampa do porta-malas e forrações.

Embora não representem qualquer tipo de risco à segurança, esses ruídos atormentam os ouvidos de quem usa o carro diariamente.

Mas não é preciso conviver com eles. Existem oficinas especializadas em caçar e eliminar os focos de barulho: as papa-grilos. O serviço custa R$ 150 para um hatch e pode chegar a R$ 5.500 em um utilitário esportivo.

"Os valores mais elevados são para as situações em que precisamos desmontar o carro completamente, em um trabalho que pode durar até uma semana", afirma Evilácio Almeida Souza Filho, dono da PapaGrillos.

Segundo ele, o serviço mais realizado é o de remoção de ruídos de portas por falhas de acabamento. O processo demora duas horas.

De acordo com Francisco Satkunas, conselheiro da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), a grande quantidade de plástico no acabamento está entre as causas dos barulhos.

"Há também o problema da constante variação de temperatura no interior do carro, o que faz surgir estalos indesejados", diz.

Além disso, as vibrações sofridas na carroceria "tendem a causar a ruptura em pontos de solda, provocando estalos ou rangidos, assim como a quebra de presilhas de fixação de componentes das portas, teto solar e dutos de ar", de acordo com o engenheiro.

O diretor financeiro André Graziano, 47, sabe bem o que é isso. "Sou daqueles que se incomodam com qualquer som impróprio na cabine, até com o barulho de moedas nos porta-objetos", afirma. "Para o meu azar, já tive vários carros infestados de grilos, até mesmo em zero-quilômetro."

Desde que levou seu antigo Chevrolet Vectra a um papa-grilos, em 2006, nunca mais deixou de frequentar as oficinas do ramo.

"Tiro o carro da concessionária e já levo a uma oficina para prevenir o surgimento de ruídos. Foi o que fiz com o meu Hyundai Santa Fe."

Para eliminar o barulho, é feita a desmontagem da parte em que se encontra o grilo e executado um tratamento com uso de materiais como feltros, mantas, silicones e espumas específicas, além de componentes de fixação, como grampos e presilhas.

Quando o ruído tem como fonte um problema mecânico, a saída são as oficinas convencionais.

"Nós até identificamos a causa do problema, mas orientamos a levar o carro em um mecânico de confiança", afirma Souza Filho.

Segundo Satkunas, o assovio dos discos de freio, o atrito de metais causados pelos rolamentos de roda ou mesmo o som emitido pelas palhetas do limpador de para-brisas quando estão ressecadas são exemplos de ruídos prejudiciais ao automóvel e que devem ser solucionados o quanto antes.

O foco de alguns ruídos, entretanto, pode ser coibido em casa pelo próprio motorista.

"Vale a pena observar detalhes como a fixação do banco, o tampão do porta-malas, o encaixe do estepe e o triângulo, e ver se há objetos soltos no porta-malas ou porta-luvas", orienta o conselheiro da SAE Brasil.

Como exterminar os grilos do carro

Origem
Os "grilos" costumam surgir do atrito entre o acabamento interno (feito, muitas vezes, de plástico) e a estrutura do veículo. São causados por vibrações geradas por ruas esburacadas, exposição de partes da cabine ao sol e pelo desgaste natural do veículo. Portas, painel, tampa do porta-malas, forrações e até pontos de solda rompidos são focos de ruídos

Diagnóstico
Nas oficinas, o primeiro passo é dar uma volta com o carro e o proprietário (com os vidros fechados e, preferencialmente, em rua de paralelepípedo) para entender o tipo de ruído e sua origem. Há também máquinas que auxiliam na localização do barulho, como o boroscópio, que realiza uma inspeção visual, e o chassi ear, que potencializa o ruído

Tratamento
É feita a desmontagem da parte em que se encontra o barulho e executado um tratamento antirruído, com a aplicação de materiais apropriados, como feltros, mantas, silicones e espumas específicas, além de componentes de fixação, como grampos e presilhas

Preço
Varia de acordo com o nível de ruído e o tamanho do veículo. Os sons indesejáveis emitidos pela porta de um hatch, por exemplo, são eliminados por R$ 150 em um processo que leva até duas horas de execução. Reparos de solda em uma coluna podem chegar a R$ 480. Já em casos extremos, a manutenção pode chegar a R$ 5.500

Tendência
Hatches e utilitários esportivos costumam apresentar mais barulhos na parte traseira, especialmente no tampão do porta-malas. Nos sedãs, as queixas frequentes estão relacionadas às portas e ao painel. Em qualquer tipo de carroceria, porém, um ponto de grande incidência de ruído são os bancos

Fontes: SAE Brasil; oficinas PapaGrillos e Auto Ruído Zero

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