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EcoSport troca estepe por pneu que pode rodar furado

O Ford EcoSport lançou a moda dos jipinhos urbanos em 2003, mas tornou-se démodé. O estepe pendurado na tampa traseira, uma de suas principais características, não foi adotado por nenhum de seus concorrentes atuais. Agora chegou a vez de abandoná-lo aos poucos.

A nova versão Titanium 1.5 flex (R$ 103,9 mil) transformou o SUV compacto no primeiro modelo convencional a ser equipado no Brasil com pneus run flat, capazes de rodar mesmo após furados. Até então, essa opção se restringia a carros das marcas Audi, BMW, Mercedes e Porsche.

Adotar o run flat era a melhor solução, diz Gilberto Geri, gerente de engenharia da Ford. O EcoSport não oferece espaço para instalar o estepe em um local que não seja a tampa traseira.

Os pneus fornecidos pela Michelin têm laterais mais rígidas, que suportam o peso do carro mesmo quando estão vazios.

Marcelo Capella, gerente técnico da Michelin, diz que é possível rodar por 80 quilômetros a uma velocidade de até 80 km/h com o pneu run flat furado. O reparo pode ser feito em qualquer borracharia, desde que não haja um dano que comprometa a estrutura, como rasgos laterais.

A roda teve de ser modificada. Há uma elevação nas bordas para segurar a borracha no aro -sem isso, o run flat poderia se desprender.

A Ford promoveu testes com o novo pneu em seu campo de provas, na cidade de Tatuí (interior de São Paulo). O comportamento do EcoSport foi avaliado em slalom (desvios rápidos em zigue-zague, entre cones) e curvas acentuadas.

O funcionário da Ford usou uma furadeira para abrir o buraco de dois centímetros de diâmetro no pneu traseiro direito do EcoSport. O ar escapou imediatamente, mas o run flat apenas cedeu um pouco, como se estivesse com baixa pressão.

O furo não prejudicou a dirigibilidade. Sentia-se a carroceria inclinar mais para a direita nos trechos sinuosos, movimento que era corrigido pelo controle de estabilidade. De acordo com Gilberto Geri, nessas condições, se o pneu furado fosse convencional, o motorista poderia perder o controle do carro.

O engenheiro explica que é mais fácil o motorista perceber que há algo errado quando o problema ocorre em um pneu dianteiro. A direção trepida, e o veículo tende a "puxar" para o lado em que está o run flat furado.
O EcoSport ficou menos confortável: por serem mais rígidos, os pneus fazem o carro vibrar ao passar por trechos de asfalto ruim. Outra desvantagem é o preço.

Cada Michelin run flat usado no modelo Ford custa R$ 899, enquanto a opção convencional é vendida por R$ 663 nas concessionárias da marca.

Por enquanto, apenas a versão Titanium 1.5 flex (137 cv) será equipada com os pneus que podem rodar furados. As outras opções do EcoSport -que custam a partir de R$ 79 mil- mantêm o estepe na tampa traseira.

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