Publicidade

Volvo limita a velocidade de seus veículos para tentar zerar mortes

A Volvo anunciou nesta segunda feira (4) que vai limitar a velocidade de todos os seus novos veículos a 180 km/h. É mais uma medida que a empresa toma em seu projeto chamado Visão 2020, que pretende eliminar as mortes de passageiros de seus automóveis até o ano que vem.

O presidente do conselho da empresa, Hakan Samuelsson, afirmou, porém, que é improvável que a companhia atinja o objetivo caso não haja também medidas para melhorar o comportamento dos motoristas.

"Percebemos que, para diminuir os números de fatalidades, precisamos focar mais nos fatores humanos", afirmou à agência de notícia Reuters.

Divulgação
O Volvo Polestar 2, lançamento 100% elétrico da marca sueca
Divulgação

A empresa não fornece os números exatos dos acidentes envolvendo seus veículos, mas afirma que as fatalidades de seus passageiros já são bem abaixo da média do setor desde antes do anúncio do Visão 2020.

Segundo Samuelsson, a empresa pretende, além de implementar o limite de velocidade, utilizar câmeras para monitorar o estado do motorista para evitar que as pessoas dirijam distraídas ou sob efeito de drogas ou álcool.

A companhia também pretende impor limites menores de velocidade para áreas onde haja muitos pedestres ou escolas.

Samuelsson admitiu que o controle de velocidade pode ser um problema para mercados como a Alemanha, onde motoristas frequentemente chegam aos 200 km/h nas Autobans, estradas sem limite de velocidade.

"Não podemos agradar a todos, mas acho que vamos atrair mais clientes", disse, lembrando que o cinto de segurança de três pontos, que a empresa foi pioneira em implementar, em 1959, foi inicialmente criticado como intrusivo.

"Acho que os consumidores alemães vão reconhecer que estamos fazendo algo para sua segurança", completou.

A Volvo, controlada pela chinesa Geely, anunciou o limite de velocidade de seus veículos às vésperas do Salão de Genebra, onde exibirá o Polestar 2, seu primeiro veículo 100% elétrico.

REUTERS

Publicidade
Publicidade
Publicidade