Publicidade
Publicidade

Atleta do Corinthians é o 1º nadador brasileiro a assegurar vaga nos Jogos

Brandonn Almeida, 19, tornou-se há pouco o primeiro nadador brasileiro com vaga assegurada nos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

Nesta sexta-feira (15), o atleta do Corinthians venceu a final dos 400 m medley do Troféu Maria Lenk, ultima seletiva nacional, em 4min14s63, e ratificou sua classificação.

O torneio é disputado no novo centro aquático construído no Parque Olímpico da Barra da Tijuca e serve de evento-teste para os Jogos.

"Estou satisfeito. Queria ter feito um tempo melhor, mas estou muito feliz", disse Brandonn, que é recordista mundial júnior da prova e ainda tentará alcançar índice nos 1.500 m livre.

Ele tem boas chances de obter a vaga, uma vez que é campeão mundial júnior da distância.

"Desde meu primeiro dia na natação eu sonhava em ir a uma Olimpíada, e hoje isso se realizou."

Nos 100 m borboleta feminino, Daiene Dias e Daynara de Paula, esta na última chance, levaram as vagas.

"Não acredito ainda. Quase parei de nadar várias vezes. Em 2010 desanimei e quase não treinei. Fiquei fora dos Jogos de 2008 e 2012 também", disse Daiene, que irá a sua primeira Olimpíada.

Outros classificados do dia foram João Gomes Júnior e Felipe França (100 m peito), Luiz Altamir (400 m livre) e Joanna Maranhão (400 m medley).

Gomes, que disputará sua primeira Olimpíada, venceu a final de sua prova com o tempo de 59s10, terceira melhor marca da temporada. Pela manhã, ele havia sido o melhor classificado, com o registro de 59s06, segunda melhor marca do ano.

Apesar do desempenho expressivo, ele conteve a euforia. "Não trabalho com números. Mas é um bom sinal, quero ganhar aqui em casa", afirmou.

Flagrado no antidoping no início de 2015, ele disse que o assunto está superado. "Isso é passado. Não penso mais nisso."

A definição da equipe nacional sairá na próxima quarta-feira (20), ao final do campeonato.

Que esporte é esse? - Natação

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade