Publicidade
Publicidade

Brasil ficará em área mais reservada da Vila na Rio-2016

A delegação do Brasil vai ficar no prédio mais reservado e com apartamentos mais amplos na Vila Olímpica durante os Jogos do Rio.

O "Time Brasil" –equipe de atletas do país que disputa os Jogos– estará hospedado no prédio 31, com vista para o verde do Maciço da Pedra Branca, na zona oeste do Rio. Ainda não se sabe se vai ocupar todos os apartamentos.

O primeiro andar, geralmente, é cedido para a organização do evento. O espaço pode ser dividido com uma delegação menor.

A distribuição das delegações na Vila é mantida sob sigilo pelo comitê organizador da Rio-2016. A principal preocupação é com a segurança das delegações, em particular a norte-americana.

A Folha apurou que o Brasil escolheu o último prédio, no fundo da Vila, para ficar distante da área internacional. A zona de convivência com a imprensa e familiares costuma ser também a principal área de lazer, de assédio da mídia e de paquera entre atletas dos Jogos.

O acesso aos apartamentos da Vila é restrito para os 15 mil atletas e membros das delegações da Rio-2016.

O COB (Comitê Olímpico do Brasil) vai montar um salão de jogos e uma área de convivência dentro do seu próprio edifício. Deve também envelopar o prédio com as cores do país.

Os apartamentos em que os atletas brasileiros ficarão são oferecidos no mercado por até R$ 2 milhões. As vendas, contudo, ainda não decolaram. Cerca de 90% dos imóveis da instalação ainda não foram comercializados.

A Vila Olímpica é construída por empresa formada pela Odebrecht e pela Carvalho Hosken. Os 3.604 apartamentos têm capacidade para abrigar 17.950 atletas.

Nem toda a delegação brasileira ficará na Vila. Parte dela se hospedará na Fortaleza de São João, na Urca.

MUDANÇA

O atual cenário no local que abrigará os atletas durante os Jogos é o de uma enorme mudança. Dezenas de funcionários dos Correios aguardam a chegada de camas, colchões e mesas a serem deixadas dentro dos apartamentos.

A maior dificuldade atual é a logística dos elevadores. A prioridade é para a subida dos móveis, que disputam lugar com instaladores de ar-condicionado e eletricistas.

Os quartos ainda estão com camas desmontadas ou empilhadas num canto.

Chama a atenção a fragilidade do armário. Com a estrutura de plástico, suas prateleiras são todas de pano.

Os espelhos dos elevadores estão parcialmente descobertos. Muitos ainda mantêm uma película de proteção.

Para percorrer os 206 mil metros quadrados de área da Vila, muitos funcionários usam bicicletas, que ficam presas a postes.

O restaurante, com 24.700 metros quadrados, já está montado. Ali atletas estrangeiros poderão experimentar pão de queijo, tapioca, açaí, farofa e brigadeiro.

A obra foi concluída em março de 2016. A administração do local agora é de responsabilidade do comitê organizador da Olimpíada.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade