Publicidade
Publicidade

Jogador brasileiro da NBA recusa convocação para a Rio-16; veja a pré-lista

O técnico da seleção brasileira masculina de basquete, o argentino Rubén Magnano, anunciou nesta sexta-feira (10), em São Paulo, uma pré-lista com 14 jogadores para a Rio-2016.

Entre os convocados estão o ala Leandrinho e o ala/pivô Anderson Varejão, que estão na final da NBA com o Golden State Warriors –o time da Califórnia lidera a série melhor de sete contra o Cleveland Cavaliers por 2 a 1.

"Leandrinho está fazendo um campeonato sensacional, praticamente sem erros e com boas decisões. O Varejão é um jogador de muita atitude e foi um dos nossos melhores atletas no último Mundial [em 2014]", afirmou o treinador.

Dos 14 jogadores que foram chamados, Magnano terá que fazer dois cortes, pois só poderá escrever 12 na Olimpíada. Ele não divulgou quando anunciará a lista final para o evento.

Kamil Krzaczynski/USA TODAY Sports
Doug McDermott e Cristiano Felício durante jogo do Chicago Bulls
Doug McDermott e Cristiano Felício (dir.) durante jogo do Chicago Bulls

Sem poder contar com o pivô Tiago Splitter, que se recupera de uma cirurgia no quadril, era esperada a convocação de Cristiano Felício, 23, que atua pelo Chicago Bulls. O jogador, porém, disse a Magnano que não jogaria a Olimpíada, pois quer intensificar os treinamentos com os Bulls para a próxima temporada da NBA.

O fato deixou o técnico argentino chateado.

"Eu estive nos Estados Unidos e conversei com ele. Estava tudo certo. Falei que seria importante para ele, até para ganhar um ritmo de jogo maior. Mas quando comecei a fazer a lista, a CBB [Confederação Brasileira de Basquete] me fala que ele não iria se apresentar, porque decidiu jogar a Summer League [campeonato de verão da NBA para novatos]", disse Magnano.

"Claro que fiquei chateado. Ele tem um grande potencial como jogador e a seleção de base investiu muito nele. Porém, infelizmente, não vamos contar com ele. Mas esse capítulo está fechado. Não adianta seguir falando sobre isso", afirmou.

No Facebook, Felício disse não se tratar de recusa ou escolha, mas, sim, de "algo de momento". A assessoria de imprensa do jogador afirmou que ele não vai se manifestar além do publicado na rede social.

Esta não é a primeira vez que um jogador decide não atuar pela seleção masculina de basquete. Jogadores como Leandrinho e Nenê, que estão na lista de Magnano para a Rio-2016, já criaram polêmica no passado por alegarem problemas pessoais para não jogar pelo Brasil.

Os convocados pelo treinador se apresentam no próximo dia 24, em São Paulo.

O Brasil está no grupo B dos Jogos, ao lado de Lituânia, Espanha, Argentina, Nigéria e um time ainda a definir. Já a chave A tem Estados Unidos, Venezuela, China, Austrália e duas equipes que ainda não foram definidas –sairão do pré-olímpico.

A seleção de Magnano estreia na Olimpíada no dia 7 de agosto, contra a Lituânia.

OS CONVOCADOS

ARMADORES
Raulzinho (Utah Jazz), Marcelinho Huertas (Los Angeles Lakers) e Rafael Luz (Flamengo)

ALA-ARMADORES
Leandrinho (Golden State Warriors), Vitor Benite (Murcia) e Larry Taylor (Mogi das Cruzes)

ALAS
Alex Garcia (Bauru) e Marquinhos (Flamengo)

ALA-PIVÔS
Guilherme Giovannoni (Brasília) e Rafael Hettsheimeir (Bauru)

PIVÔS
Anderson Varejão (Golden State Warriors), Nenê (Washington Wizards), Vitor Faverani (Murcia) e Augusto Lima (Real Madrid)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade