Publicidade
Publicidade

COI diz que estuda 'opções legais' para definir se expulsa Rússia da Rio-2016

O Comitê Olímpico Internacional (COI) afirmou nesta terça-feira (19) que vai "estudar as opções legais disponíveis" antes de decidir se a Rússia será impedida de competir nos Jogos Olímpicos do Rio.

A decisão foi tomada após um relatório independente afirmar que um esquema de doping na Rússia funcionou entre 2011 e 2015 com o aval do Ministério dos Esportes.

A exclusão total de atletas russos não está descartada pela entidade. Uma comissão investigará o caso e decidirá entre uma solução coletiva ou punições individuais.

O COI afirmou que levará em consideração as recomendações da Wada (Agência Mundial Antidoping) e da CAS (Corte Arbitral do Esporte) durante o processo.

A CAS decidirá, nesta quinta-feira, se aceita o recurso de atletas russos impedidos de competir na Olimpíada deste ano. Em junho, a IAAF (Federação Internacional de Atletismo) decidiu que a equipe de atletismo do país não poderá participar da disputa.

Depois de divulgar o relatório, a Wada sugeriu que atletas do país sejam impedidos de participar da Rio-2016.

OUTRAS MEDIDAS
Pessoas que aparecem no relatório divulgado pela Wada e oficiais ligados ao Ministério dos Esportes da Rússia não poderão vir aos Jogos Olímpicos do Rio.

Com a medida tomada pelo COI, o ministro dos Esportes russo, Vitali Muthko, está proibido de comparecer.

Diferentemente das outras pessoas citadas no relatório, o presidente Vladimir Putin decidiu não afastá-lo de suas funções. Outros oficiais, como o vice-ministro Yuri Nagornykh, estão suspensos até que o caso seja esclarecido.

O COI afirmou ainda que testará novamente as amostras colhidas para exame antidoping de todos os atletas russos que competiram nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, em 2014.

Doping na Russia

Doping em Sochi

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade