Publicidade
Publicidade

Rússia acusa agência antidoping dos EUA de conspirar contra o país

O chanceler da Rússia, Sergei Lavrov, acusou a Usada (Agência Antidoping dos EUA, na sigla em inglês) nesta terça-feira (19) de conspirar para tirar os russos dos Jogos do Rio.

A afirmação foi feita em conversa por telefone com o secretário de Estado dos EUA, John Kerry.

Lavrov usou o contato para, de maneira sutil, pressionar o governo americano para que intervenha a seu favor.

"Lavrov disse tudo o que pensava sobre as exigências anti-russas da Agência Antidoping dos Estados Unidos, dirigidas ao COI (Comitê Olímpico Internacional)", disse a chancelaria russa em comunicado à imprensa.

Ainda segundo o órgão, John Kerry "concordou com a necessidade de evitar a politização do esporte".

De acordo com Lavrov, a Usada está usando o seu poder de influência nos bastidores para convencer o COI a excluir a Rússia dos Jogos.

O episódio acentua mal-estar entre os dois países no que diz respeito à situação da delegação russa, que pode ser totalmente suspensa da Olimpíada do Rio devido à revelação de casos de doping.

Na segunda (18), o presidente russo, Vladimir Putin, havia dito que seu país é vítima de "ingerência perigosa da política no esporte". Não citou nomes, mas a crítica tinha endereço claro, os EUA.

As queixas de Putin e Lavrov foram motivadas pelo relatório divulgado na segunda pela Wada (Agência Mundial Antidoping). Segundo a entidade, o governo russo patrocinou um esquema para encobrir o uso de doping por dezenas de atletas do país.

Com base nesse relatório, a Wada pediu ao COI o banimento da Rússia dos Jogos.

Na segunda, o alemão Thomas Bach, presidente do COI, disse que a entidade "não titubearia antes de aplicar duras sanções aos envolvidos no esquema".

Contudo, após uma reunião de emergência com outros dirigentes do COI, Bach fez anúncio que decepcionou quem esperava por punição severa ao esporte russo.

DECISÃO ADIADA

O comunicado do COI afirma que a entidade "estuda as opções legais disponíveis" antes de decidir o que fazer com a Rússia. O COI deve voltar a se manifestar sobre o tema no fim de semana.

A entidade vai aguardar a decisão da CAS (Corte Arbitral do Esporte) sobre o recurso de 68 integrantes da equipe russa de atletismo, suspensa dos Jogos pela Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo). O julgamento está marcado para esta quinta-feira (21).

Por outro lado, o COI indicou que as federações das modalidades olímpicas deverão decidir se os russos poderão competir no Rio, nos moldes do que foi feito pela Iaaf.

Essa posição, entretanto, foi interpretada por especialistas nos bastidores do mundo olímpico como uma espécie de "alívio" para os russos.

Em primeiro lugar, porque a CAS pode anular a suspensão do atletismo do país, uma vez que o Código Mundial Antidoping diz que não se pode punir um atleta sem a prova de que ele competiu sob efeito de substâncias proibidas.

Além disso, a pouco mais de duas semanas dos Jogos, as federações dificilmente terão tempo para tomar uma decisão sobre o assunto.

Doping na Russia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade