Publicidade
Publicidade

Com participação nos Jogos em dúvida, russas do handebol treinam no Rio

Um dos favoritos ao ouro, o time feminino de handebol da Rússia treinou normalmente nesta sexta-feira (29) na arena do Futuro, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro.

Como a Federação Internacional de Handebol ainda não se pronunciou oficialmente, existe uma pequena possibilidade de as russas serem impedidas de jogar. Parte da delegação da potência olímpica que é a Rússia foi banida por problemas de doping.

"Nós ficarmos fora é como vocês [o Brasil] deixarem o mundial de futebol, como ocorreu aqui" disse o técnico Yevgeni Trefilov.

Ricardo Borges/Folhapress
Time de handebol feminino da Rússia faz o primeiro treino no Parque Olímpico
Time de handebol feminino da Rússia faz o primeiro treino no Parque Olímpico

O briguento dirigente russo, só dentro da quadra porque ele é muito brincalhão fora dela, –que não fala inglês e pediu ajuda da uma jogadora do time para a tradução–, minimizou o problema de sua seleção ficar de fora do torneio olímpico no Rio de Janeiro.

Durante mais de uma hora, o técnico russo esbravejou durante o treino com as suas jogadoras e permitiu apenas uma parada de menos de dois minutos para água.

Ele chegou a jogar o apito no chão de tão irritado que ficou. Mas depois do término do treino, todas as jogadoras riam e brincavam com ele. "É como ter filhos " brincou o treinador", que fazem as suas jogadoras pularem e girarem no chão como forma de punição quando erram alguma coisa.

A jogadora russa Vladlena Bobrovnikova, que está em sua primeira Olímpiada, admitiu que o técnico russo é super brincalhão com as jogadoras fora das quadras.
"Mas nas partidas e nos treinos existe muita seriedade", disse a atleta do time russo Rostov-Don, que não esconde qual é o objetivo da Rússia no Rio 2016. "Vencer, vencer e vencer", afirmou. "Estamos muito felizes de estarmos aqui no Brasil".

Um das grandes adversárias da Rússia no torneio olímpico feminino é a seleção da Noruega, que tenta o seu histórico tricampeonato. Até hoje, só a Dinamarca, que não se classificou para os Jogos do Rio, conseguiu esse feito nos jogos de 1996 (Atlanta), 2000 (Sydney) e 2004 (Atenas).

Doping na Russia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade