Publicidade
Publicidade

Levantamento de peso inteiro da Rússia é banido, e país perde favoritos na Rio-2016

A IWF (Federação Internacional de Levantamento de Peso) decidiu nesta sexta-feira (29) proibir a participação de todos os atletas russos que estavam inscritos na modalidade para os Jogos Olímpicos do Rio.

Apenas seis dos oito nomeados para a Olimpíada estariam impedidos de participar com base nas restrições adotadas pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) neste domingo (24). No entanto, a federação resolveu punir toda a equipe.

A participação de duas atletas foi cancelada pelo próprio Comitê Olímpico da Rússia, por já terem sido pegos em exames antidoping no passado. São elas Anastasiia Romanova e Tatiana Kashirina.

Outros quatro halterofilistas apareceram ligados ao relatório divulgado pela Wada (Agência Mundial Antidoping) que denunciou um esquema estatal de dopagem no país entre 2011 e 2015.

Gong Bing/Xinhua
A atleta russa do levantamento de peso Tatiana Kashirina, uma das proibidas de competir na Rio-2016
A atleta russa do levantamento de peso Tatiana Kashirina, uma das proibidas de competir na Rio-2016

Além deles, outros sete russos que competiram em Pequim-2008 e Londres-2012 testaram positivo para doping em reanálises de amostras colhidas naquelas edições dos Jogos. Eles não estavam inscritos para a Olimpíada do Rio.

Por considerar que a federação russa e os atletas do país "colocaram o esporte do levantamento de peso em descrédito", a IWF decidiu banir a equipe inteira, inclusive os dois que poderiam ser liberados.

"A integridade do esporte de levantamento de peso foi danificada múltiplas vezes e em diferentes níveis pelos russos, portanto uma sanção apropriada foi aplicada para preservar a integridade do esporte", declarou a federação, em nota.

Com a punição, a Rússia não poderá contar pelo menos quatro atletas favoritos ao pódio, segundo levantamento da Folha.

Kashirina, Romanova, Oleg Chen e Tima Turieva subiram ao pódio no último mundial da modalidade e eram apostas de medalha do país.

A Rússia agora aguarda um pronunciamento da FIG (Federação Internacional de Ginástica) para mensurar o prejuízo total na Rio-2016. Junto com natação, levantamento de peso e a luta olímpica, que já declararam suas posições, a modalidade é uma das principais fontes de medalhas do país

Até o momento, 117 atletas russos estão impedidos de competir nos Jogos do Rio, um terço de todos os esportistas inscritos.

As federações de handebol, golfe, taekwondo e boxe ainda não se pronunciaram e podem anunciar punições nos próximos dias.

DECISÃO DO COI

O Comitê Olímpico Internacional decidiu que a Rússia não seria banida por completo da Rio-2016, apesar da Wada recomendar que nenhum atleta russo disputasse os Jogos. Segundo relatório de comissão independente da agência, houve participação ativa do governo do país no encobrimento de casos de doping.

De acordo com comunicado no site do COI, a decisão foi guiada "pela regra fundamental do regulamento olímpico de proteger atletas limpos e a integridade do esporte".

Na decisão, o COI definiu também uma série de condições para que os russos disputem os Jogos. Para ser elegível, um atleta, por exemplo, nunca pode ter sofrido nenhuma suspensão por doping anteriormente, mesmo que tenha cumprido punição.

O comitê ainda disse que não teria "tempo suficiente para realizar audiências com os atletas, autoridades e organizações afetados".

A WADA declarou estar desapontada com a decisão do Comitê Olímpico Internacional de não banir por completo a Rússia dos Jogos Olímpicos do Rio.

"A Wada está desapontada que o COI não seguiu as recomendações do nosso Comitê Executivo, que as tomou baseado nas descobertas feitas pela investigação liderada por Richard McLaren, o que teria garantido uma abordagem direta, forte e harmoniosa", criticou Craig Reedie, presidente da agência.

Chamada - Doping

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade