Publicidade
Publicidade

China torce pelo Brasil, elogia SP, mas barra questões da imprensa

O diretor-geral do Comitê Olímpico Chinês, Sun Yanfu, afirmou, neste sábado (30), que torce pelo sucesso do Brasil na Olimpíada do Rio de Janeiro.

A delegação da China concedeu entrevista coletiva no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, mas não abriu espaço para questões dos jornalistas presentes.

"Torço para que, assim como nós, o Brasil obtenha um resultado brilhante nesta Olimpíada", afirmou o representante chinês.

Após a coletiva, jornalistas chineses aplaudiram as declarações dos representantes da delegação asiática.

No país, as comunicações são todas controladas pelo governo.

O presidente do Pinheiros, Roberto Cappellano, disse à reportagem que a entrevista coletiva foi uma recomendação do clube para a delegação chinesa.

Segundo ele, os atletas não têm o hábito de dar declarações à imprensa. "A gente insistiu para eles falarem. O pessoal [público brasileiro] está curioso para conhecê-los", afirmou.

A Folha apurou que, no clube, os atletas chineses conversam entre eles e evitam utilizar as mesmas áreas dos sócios. Normalmente, são discretos e frequentam o local nos horários de menos movimento. Treinam sob chuva e neblina.

Além do diretor Yanfu, os técnicos das equipes de esgrima, boxe e nado sincronizado da China falaram com a imprensa.

Os treinadores chineses comentaram sobre a rotina de treinos dos atletas. A delegação pretende estar toda no Rio até o fim da semana que vem, quando começam os Jogos, em 5 de agosto.

Por enquanto, os esportistas fazem um trabalho preparatório antes do início da competição. Parte da equipe já está na Vila Olímpica, no Rio de Janeiro.

Os integrantes da delegação chinesa também afirmaram que pretendem resultado melhor do que o obtido em Londres, quando o país ficou na segunda posição no quadro de medalhas.

CLUBE EM SÃO PAULO

O dirigente chinês Yanfu também disse que São Paulo é o local ideal para receber os esportistas asiáticos. Ele ainda afirmou que o Clube Pinheiros era o local ideal para o treinamento.

"Na maior cidade da América Latina, temos a estrutura que precisamos. Aqui, podemos encontrar os equipamentos de treino e os serviços de segurança que precisamos", disse.

A China escolheu o Pinheiros, na zona oeste da capital paulista, como o local de treinamento de preparação para os Jogos.

Maior clube da América Latina, com 38 mil sócios, o Pinheiros recebeu US$ 3,5 milhões do governo chinês para que os atletas de 14 modalidades (de esgrima a natação) possam treinar em seu complexo poliesportivo.

A China é uma de três delegações estrangeiras que terão atletas hospedados ou treinando na capital paulista antes ou durante a realização dos Jogos.

Além dos chineses, equipes de Israel e do Japão treinam no clube Hebraica, vizinho ao Pinheiros. Eles devem treinar no local até 3 de agosto. A abertura dos Jogos é no dia 5 do mesmo mês.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade