Publicidade
Publicidade

Em jogo apertado, seleção de basquete bate rival da estreia na Olimpíada

Em um jogo muito parelho e decidido apenas nos minutos finais, a seleção brasileira masculina de basquete venceu neste domingo (31) o seu quinto amistoso de preparação para a Olimpíada do Rio.

Em Mogi das Cruzes (SP), o time comandado pelo técnico argentino Rubén Magnano derrotou a Lituânia por 64 a 62.

Os lituanos serão os adversários do Brasil no primeiro jogo da Olimpíada, no próximo domingo (7), às 14h15 (de Brasília).

Brasil e Lituânia estão no grupo B, ao lado de Espanha, Argentina, Croácia e Nigéria.

Antes da partida deste do domingo, a seleção já havia enfrentado (e vencido) Romênia (duas vezes), Austrália e China.

Os lituanos têm muita tradição no basquete e chegam à Olimpíada como um dos candidatos a conquistar uma medalha. A seleção do país tem três jogadores na NBA: Jonas Valanciunas (Toronto Raptors), Domantas Sabonis (Oklahoma City Thunder) e Mindaugas Kuzminskas (New York Knicks).

Neste domingo, Magnano começou a partida com Nenê, Rafael Hettsheimeir, Alex, Leandrinho e Marcelinho Huertas.

O treinador contou com o reforço de Cristiano Felício pela primeira vez. O pivô do Chicago Bulls foi convocado depois de o ala/pivô Anderson Varejão ser cortado por causa de uma hérnia de disco. Ele jogou por 11 minutos e não pontuou.

Os dois times fizeram um jogo igual. A seleção da casa começou melhor, chegou a abrir 21 a 9 no placar quando o relógio marcava dois minutos e 30 segundos para o fim do primeiro quarto.

Mas forte, a Lituânia soube voltar para o jogo, tanto com arremessos de longa distância como nas bolas no garrafão para Valanciunas, o grande destaque deste time.

No segundo quarto, o ataque do Brasil parou. Fez apenas 12 pontos, contra 19 do adversário. Um período bem diferente em relação ao primeiro, quando a equipe de Magnano anotou 24 pontos.

O terceiro quarto também não foi satisfatório para o time da casa. Teve um aproveitamento baixo nos arremessos (somente 11 pontos). Melhorou, pelo menos, na defesa e não permitiu que o rival abrisse uma vantagem maior.

No último período, a Lituânia foi quem errou mais ofensivamente. Perdeu muitas bolas de três. Sorte do Brasil, que, mesmo inseguro em algumas jogadas, conseguiu manter a frente no placar, mas só garantiu o triunfo nos minutos finais.

O ala/pivô Marquinhos foi o cestinha da partida com 14 pontos. Alex e Raulzinho contribuíram com 11 cada um. Mantas foi o principal pontuador da Lituânia (13 pontos).

A seleção brasileira fará o seu último amistoso antes da Olimpíada na próxima terça-feira (2), contra a Austrália, às 21h30, novamente em Mogi das Cruzes.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade