Publicidade
Publicidade

Adversário de Bellucci na estreia da Olimpíada não corta cabelo há 20 anos

Ye Pingfan/Xinhua
(160702) -- LONDON, July 2, 2016 (Xinhua) -- Dustin Brown of Germany serves to Nick Kyrgios of Australia during their men's singles second round match at the Wimbledon Tennis Championships in London, Britain, on July 1, 2016. Brown lost the match 2-3. (Xinhua/Ye Pingfan)(zc)
O tenista alemão Dustin Brown saca em partida do torneio de Wimbledon

Dustin Brown, 31, adversário de Thomaz Bellucci na primeira rodada do torneio olímpico de tênis, é, para dizer o mínimo, um jogador inusitado no circuito mundial. Filho de pai jamaicano e mãe alemã, é capaz de surpreender um favorito Rafael Nadal em Wimbledon e na mesma temporada perder para gente ranqueada acima de 200 na ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).

"Espetacular", mas apenas no estilo saque e voleio, segundo descrição irônica do ex-tenista Jimmy Connors, Brown sacou 114 vezes na vitória contra o espanhol, em 2015, e correu para rede em 99 delas.

Toma decisões abruptas durantes os jogos e não se importa de chamar a atenção. Em Gstaad, onde derrotou Bellucci no mês passado, chegou a disputar quase toda uma partida exigindo sacar sempre com a mesma bolinha.

Contra o brasileiro, salvou dois match points e, depois do jogo, disse que nem tinha percebido. "Ele gosta de fazer coisas diferentes na quadra", disse nesta quinta (4) o melhor tenista brasileiro da atualidade.

Nascido e criado na Alemanha, Dustin, ou "Dreedy", como é chamado pelos cabelos em estilo rastafári —que não corta há 20 anos—, chegou a disputar a Copa Davis pela Jamaica, mas logo optou pela cidadania alemã.

Ganhou dos pais uma VW Camper, uma kombi em versão trailer, onde morou e viajou para disputar os circuitos amadores pela Europa. Fazia o encordoamento de raquetes de adversários para se sustentar.

Querido na Alemanha, celebra as vitórias levantando a camisa e mostrando, na lateral do abdômen, o retrato do pai. Na primeira vez, jornalistas chegaram a descrever a figura como uma homenagem a Bob Marley. Atual 86º do mundo, frequentemente reconhece que os altos e baixos de sua carreira parecem extremos. "Só sei jogar desse jeito, não posso evitar."

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade