Publicidade
Publicidade

Tocha passa pelo Cristo Redentor no último dia do revezamento no Rio

A tocha olímpica foi acesa às 7h desta sexta-feira (5), no Corcovado, pela ex-jogadora de vôlei Isabel Salgado. Estavam presentes o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o arcebispo do Rio, cardeal Dom Orani Tempesta.

Depois de acender a tocha, a atleta deu uma volta no Cristo Redentor e tirou fotos com o cardeal e o prefeito. Do Corcovado, a tocha segue para o Palácio da Cidade.

Mauro Pimentel/Folhapress
RIO DE JANEIRO, RJ, 05.08.2016: TOCHA OLÍMPICA NO CORCOVADO - Tocha olímpica chega ao Cristo Redentor na manha desta sexta-feira no Rio de Janeiro, zona sul. Hoje será a cerimonia da abertura das Olimpiadas. (Foto: Mauro Pimentel/Folhapress, FSP-ESPORTE) ***EXCLUSIVO FOLHA***
A ex-atleta Isabel Salgado, do vôlei, ergue a tocha olímpica em frente ao Cristo Redentor

Dom Orani foi o único que discursou. "Desejo que os Jogos sejam uma experiência de fraternidade e de paz e leve o progresso que esperamos para superar as dificuldades na construção de um país mais justo", disse.

Durante o discurso, o cardeal rezou um pai nosso. Antes de deixar o local, o prefeito pediu ao religioso que rezasse por ele. "Reza por mim hoje", afirmou. Paes saiu sem discursar.

QUEIXAS

Turistas e visitantes que subiram para o Pão de Açúcar antes da Tocha se queixaram da demora. Eles ficaram presos no local por cerca de 1h30 sem poder descer por conta da operação de revezamento.

Os cariocas Elizabete Macedo, 59, e seu marido Octavio Guimarães Macedo, 85, disseram que tiveram que esperar quatro bondes descerem até conseguir chegar ao Morro da Urca. O aposentado estava em uma cadeira de rodas.

"A gente não sabia que a Tocha viria aqui. Se soubéssemos nem teríamos vindo", informou Elizabete.

O americano Donald McComas foi mais descontraído. "Foi um longo e chato tempo de espera, mas quando a tocha chegou, foi incrível", afirmou.

TRAJETO
O revezamento da tocha se encerra nesta sexta-feira após passar pelos bairros da Urca e Botafogo. Isabel foi a primeira dos 190 condutores que percorrerão 30 quilômetros pela orla da zona sul, com paradas nos principais pontos turísticos da cidade antes de chegar ao Maracanã, onde ocorre a abertura dos jogos.

Entre os condutores desta sexta-feira estão a bailarina Ana Botafogo, o comediante Fabio Porchat, a triatleta Fernanda Keller, a estilista Lenny Niemeyer, o apresentador Luciano Huck, o ex-jogador de futebol Túlio Maravilha e Helô Pinheiro, a garota de Ipanema.

O revezamento está previsto para se encerrar às 13h30 no Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo. O último condutor será o cavaleiro Rodrigo Pessoa, ouro no hipismo nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.

Nesta madrugada, a tocha encerrou o percurso no Leme, na zona sul, por volta da 1h.

No fim da noite desta quarta (4), um homem com camisa do SUS tentou apagar a chama com uma garrafa de guaraná.

Entre as pessoas que carregaram o símbolo olímpico no segundo dia de revezamento estavam Mário Jorge Lobo Zagallo, ex-técnico e ex-jogador da seleção brasileira e do Botafogo, e o surfista Rico de Souza, em cima de uma prancha.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade