Publicidade
Publicidade

Queremos arenas limpas, diz Comitê Rio 2016 sobre repressão a protestos políticos

Em coletiva de imprensa na manhã deste domingo (7), o Comitê Rio 2016 apoiou a ação das autoridades que proibiram protestos nos locais de competição da Olimpíada.

O sábado (6) foi marcado por uma série de tentativas de manifestação política de pequenos grupos, que acabaram sendo combatidos por policiais que fazem a segurança das arenas esportivas.

O comitê afirmou que os protestos continuarão a ser combatidos. "Queremos arenas limpas", afirmou o diretor de comunicação do órgão, Mário Andrada.

Reprodução/Mídia Ninja
Torcedores protestam contra o presidente interino Michel Temer, no Mineirão
Torcedores protestam contra o presidente interino Michel Temer, no Mineirão

Em um manual feito para os torcedores, disponível no site oficial do órgão, há um artigo sobre o assunto, dizendo que manifestações políticas não são permitidas.

Segundo o comitê, porém, a ação da polícia vai ser específica para questões visuais. Vaias, gritos e cantos não estão proibidos.

"Se a vaia política não fosse permitida, boa parte das pessoas teria de ser retirada da cerimônia de abertura. As pessoas podem se manifestar. A lei tem a intenção de brecar questões visuais", afirmou Andrada.

"Em grandes eventos, há essa política para proteger os patrocinadores que investem dinheiro nisso. Na questão dos Jogos, a ideia é de inclusão, de união. A manifestação política divide isso", completou.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade