Publicidade
Publicidade

Craques estrangeiros e técnico espanhol levam Qatar à 1ª vitória no handebol

A legião de estrangeiros da seleção masculina de handebol do Qatar venceu por 30 a 23 a Croácia, medalha de bronze em Londres-2012, na estreia dos Jogos Olímpicos do Rio.

O time da península arábica tem 70% do seu elenco formado por atletas naturalizados. Estão há mais de três anos juntos e podem ser a grande surpresa do torneio olímpico para o público que não acompanha o handebol de perto.

Franck Fife/AFP
Jogadores da seleção do Qatar e o espanhol Valero Rivera (centro), durante jogo contra a Croácia na Rio-2016
Jogadores da seleção do Qatar e o espanhol Valero Rivera (centro), durante jogo contra a Croácia na Rio-2016

Se conseguir subir ao pódio será a primeira medalha coletiva da história do Qatar. País que investiu muito na equipe que, jogando o mundial em casa, em 2015, ficou em segundo lugar.

O técnico é espanhol. E os principais jogadores são do leste europeu. E o time tem ainda o astro cubano Rafael Capote, que quando esteve no Pan do Rio, em 2007, desertou da deleção cubana. Preciso, ele foi um dos goleadores na estreia, marcando seis gols.

O artilheiro da equipe na partida, com dez gols, foi Zarko Markovic, que é de Montenegro.

Na defesa, o goleiro nascido na Bósnia Herzegovina, Danijel Saric, fechou o gol do Qatar. Ele defendeu 50% dos arremessos contra ele, meta considerada alta no handebol.

"Não estou autorizado a falar em medalha. Esse time é forte. Mas nós temos que ir passo a passo", afirmou o goleiro à Folha logo depois do jogo.

Desde que chegou ao Brasil, o treinador espanhol Valero Rivera fez treinos secretos. Ele não permitiu a presença de ninguém nas quadras de treinamento.

A legião estrangeira que foi para o Qatar gerou polêmica no mundo do handebol, mas todos se defendem dizendo que não estão fazendo nada de ilegal. Pelas regras internacionais da federação do esporte, qualquer jogador naturalizado e que não tenha defendido a seleção de seus país de origem nos últimos três anos pode ser relacionado.

O grande teste para se saber até onde o Qatar pode ir ocorre no jogo de terça-feira (9), onde a equipe vai enfrentar os franceses, campeões olímpicos e favoritos ao bi.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade