Publicidade
Publicidade

Vento danifica instalações, cancela provas e irrita atletas nos Jogos

O vento não está colaborando com a Rio-2016. O clima imprevisível teve uma série de consequências para a Olimpíada.

Neste domingo (7), o clima causou danos a estruturas da Rio 2016 e afetou o desempenho dos atletas. Por causa do vento, as provas de canoagem slalom foram adiadas; as de remo, canceladas.

A equipe brasileira de vela, modalidade cujas competições começam nesta segunda (8), não treinou neste domingo por temer danos à estrutura dos barcos e risco aos atletas. No sambódromo, onde acontecem as competições de tiro com arco, os ventos da tarde têm tido impacto no resultado.

"O recorde que o sul coreano bateu foi de manhã. Não teria acontecido à tarde", diz a chefe da delegação brasileira da modalidade, Joice Simões.

Atletas de vôlei de praia citaram o vento em Copacabana como um dos maiores obstáculos.

"O vento afeta a precisão do movimento. Na hora de sacar, por exemplo, é preciso jogar a bola mais baixo para não entregá-la tanto ao vento", diz o chefe da delegação de vôlei de praia, Franco Neto.

Atletas, no entanto, lembram que as oscilações climáticas fazem parte do jogo e cabe ao atleta ter jogo de cintura para lidar com elas.

No Parque Olímpico, o vento derrubou placas de sinalização, grades, guarda-sóis, a fachada do estádio aquático, da artista Adriana Varejão.

No sábado anterior (30), a ventania danificou a rampa de acesso à Marina da Glória e a ressaca do mar de Copacabana atingiu a estrutura dos estúdios de TV.

O clima também afeta o público. No último sábado o calor era tanto que as pessoas se abrigavam na sombra de postes.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade