Publicidade
Publicidade

Surpresa, Mariana Silva perde na disputa pelo bronze no judô

A judoca Mariana Silva perdeu nesta terça-feira (9) a medalha de bronze na categoria meio-médio (até 63 kg) no judô. Ela foi derrotada pela holandesa Anicka van Emden.

As duas não conseguiram encaixar golpes na primeira metade da luta. Mariana então sofreu um yukô no terceiro minuto de combate. A adversária evitou o confronto e administrou o resultado.

Apesar do resultado, a brasileira surpreendeu até mesmo membros da comissão técnica, que pouco esperavam da judoca. Ela subiu ao pódio em competições internacionais apenas uma vez nesse ciclo.

A judoca saiu do caminho do ouro apenas na semifinal, fase em que perdeu para a eslovena Tina Trstenjak, atual campeã mundial da categoria meio-médio (até 63 kg). Mariana sofreu um yukô ainda no começo da luta. Nos minutos seguintes, tentou aplicar alguns golpes. Mas numa reação a um deles, a brasileira foi imobilizada por mais de 20 segundos e perdeu o combate.

A eslovena acabou conquistando a medalha de ouro.

Antes das derrotas para as rivais eslovenas e holandesa, a judoca venceu os três primeiros combates. Na primeira luta, ganhou da húngara naturalizada ganesa Szandra Szogedi por ippon. Na sequência, derrotou a alemã Martyna Trajdos, que sofreu três punições. Nas quartas de final, a paulista venceu a israelense Yarden Gerby no golden score.

A principal expectativa na categoria recaía sobre o judoca Victor Penalber. Porém, ele caiu já nas oitavas de finais para o judoca Sergiu Toma, dos Emirados Árabes. Ele ficou com o bronze.

Na quarta-feira (10), disputam a categoria médio o medalhista em Sydney-00 e Pequim-08, Tiago Camilo, e Maria Portela.

Até o momento, o Brasil conquistou duas medalhas nos Jogos Olímpicos. Rafaela Silva conquistou o ouro no judô e Felipe Wu obteve a prata no tiro.

MARIANA SILVA

Mariana Silva decidiu aprimorar sua performance no judô, mas bem longe do Brasil. Em 2005, aos 15 anos, foi morar no Japão, para treinar.

Ela voltava esporadicamente ao Brasil para visitar a família e ficou cinco anos por lá -onde estudou educação física Universidade de Teikyo, em Tóquio.

Era uma hora de treino físico logo de manhã, aula depois e, no fim do dia, mais três horas de trabalho técnico no tatame. Por lá, Mariana aprendeu a falar fluentemente japonês, hoje a sua segunda língua.

Retornou em 2010 porque sonhava em defender a seleção brasileira, e precisava participar de competições para pontuar no ranking.

"Ela sempre adorou judô, o que incentivou a entrar foi o irmão, Wagner, que praticava em Peruíbe [cidade do litoral sul paulista, a 140 km da capital]", contou a irmão Juliana Silva.

Outros dois irmãos de Mariana, Milena e Wanderlei, também praticavam o esporte, o que incentivou ela a começar no esporte aos sete anos, em uma escola da prefeitura de Peruíbe.

Os bons resultados a fizeram aceitar um convite para estudar e treinar no Japão.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade