Publicidade
Publicidade

Forte, americana já é comparada a Nadia Comaneci, maior ginasta da história

Mais de uma vez Alexandra Raisman teve de expulsar a amiga do quarto. Sua barriga doía de tanto rir, e ela tinha medo de não pegar no sono tamanha a bagunça que faziam. Pareciam duas crianças.

Mas as brincadeiras ficam do lado de fora quando entram no ginásio. Ali, continuam amigas, mas viram rivais.

Alexandra é uma das melhores ginastas do mundo. Mas sabe que só pode almejar a prata. O ouro já está destinado a outra pessoa. À amiga que a faz rir: Simone Biles.

Foi exatamente esse o roteiro da final do individual geral da ginástica artística.

Ricardo Borges/Folhapress
A americana Simone Biles leva o ouro na final do individual geral da ginástica
A americana Simone Biles leva o ouro na final do individual geral da ginástica

Simone, que havia tirado 15.866 no salto, chegou a ser ameaçada após 14.966 nas paralelas assimétricas. A russa Alyia Mustafina, com 15.666, roubou o primeiro lugar.

A americana voltou à ponta com 15.433 na trave e guardou o melhor para o fim.

No solo, Alexandra foi a penúltima a competir e chorou ao terminar a série. Sabia que sua medalha de ouro estava garantida. O ouro de prata.

Simone então deu seu show no solo. Ao som de "Mas Que Nada", levantou o público. Esperou a nota abraçada à amiga: 15.933, era campeã olímpica com 2,1 pontos de vantagem, maior margem da história. Mustafina foi bronze.

A adolescente americana é o novo fenômeno da ginástica. Eles surgem de quando em quando. Mas há um termômetro que mostra como ela é diferente: nunca se comparou tanto alguém ao status obtido por Nadia Comaneci.

Damir Sagolj/Reuters
Simone compete na Rio-2016
Simone compete na Rio-2016

Simone tem só 19 anos e já fez história em Mundiais, com três títulos do individual geral, feito inédito. Em sua estreia em Jogos, pode se tornar a primeira a ganhar cinco ouros na mesma edição.

Negra, 1,44 m e 45 kg, ela é o exemplo mais bem acabado da ginástica atual. A graça e a leveza estão lá, mas a força para fazer giros cada vez mais arrojados é o diferencial. E Simone parece ter sido moldada para isso.

A primeira característica que qualquer leigo vê é que ela salta mais do que as rivais. Suas pernas são muito fortes, mas o segredo não é só esse.

"Simone tem uma incrível capacidade de aceleração, que lhe permite alcançar altas velocidades em curtos espaços. Com a técnica perfeita, transforma a velocidade em impulso vertical, atingindo grandes alturas", explica Irineu Loturco, doutor em alto rendimento esportivo e diretor técnico do Núcleo de Alto Rendimento Esportivo.

Com menos metros para correr, ela pode acrescentar mais elementos às séries, aumentando sua nota. Seu corpo ajuda. Simone é baixa e muito musculosa nos membros inferiores, que aproxima seu centro de massa do solo e ajuda as aterrissagens.

Seu potencial é tão diferenciado que nem os técnicos dos EUA escondem o abismo. "Não há ninguém como ela", diz Marta Károlyi, que treinou Nadia Comaneci.

Simone ainda tem três finais no Rio. Dentro do ginásio, a máquina perfeita para a ginástica pode entrar para a história. Para fora dele continuar rindo até a barriga doer.

SIMONE ARIANNE BILES
Idade: 19 anos
Altura: 1,44 m
Peso: 47 kg
3 ouros seguidos no individual geral em Mundiais, feito inédito
Nos mundiais de 2014 e 2015 ela somou dez medalhas, sendo 8 de ouro, recorde para uma ginasta americana

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade