Publicidade
Publicidade

Freguês olímpica dos EUA, seleção masculina do Brasil perde 1ª no vôlei

A seleção masculina de vôlei do Brasil perdeu sua primeira partida nos Jogos do Rio na madrugada desta quinta para sexta-feira (12). E justamente para seu maior rival olímpico : os EUA.

Os 3 sets a 1 (parciais de 20/25, 23/25, 25/20 e 20/25) deram sobrevida aos americanos na competição, pois eles haviam perdido os dois primeiros jogos, contra Canadá e Itália. Era tudo ou nada.

Já os brasileiros continuam na segunda colocação da chave, atrás da Itália –os quatro primeiros do grupo de seis avançam às quartas de final da competição.

O Brasil, que vinha de duas vitórias (México e Canadá ), foi apresentado à derrota em casa em sua centésima partida na história dos Jogos. É a primeira seleção, seja entre homens ou mulheres, a atingir tal marca (são 60 vitórias e 40 derrotas).

Até agora no Rio, os EUA tinham vencido apenas dois sets na competição. A postura americana nesta quinta, porém, foi totalmente diferente, muito mais agressiva.

O oposto Anderson (com 24 pontos) e o levantador Christenson foram os destaques da equipe americana, que contou com uma atuação exemplar na defesa e no saque (nove aces).

Rivalidade, reclamações, defesas difíceis, saque forçado e muita participação da torcida. Não faltaram bons elementos no clássico do Maracanãzinho. Os méritos da vitória, porém, ficam com os americanos.

Em Olimpíadas, o Brasil é freguês dos EUA. Em 12 partidas, são sete vitórias dos americanos contra cinco dos brasileiros. Dois destes triunfos yankees foram em finais olímpicas, em Los Angeles-1984 e Pequim-2008.

Bernardinho estava em ambas as derrotas, primeiro como jogador e, depois, como treinador da seleção.

Desde a vitória na semifinal de Atenas-2004, há 12 anos, os brasileiros não vencem os americanos em uma edição olímpica (perderam em 2008 e 2012).

A seleção dos EUA é a que o Brasil mais enfrentou na história olímpica (12 vezes). Depois vem Rússia (nove, com quatro vitórias) e Itália (oito jogos e invicto). Os italianos são os adversários do Brasil neste sábado, às 22h35.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade