Publicidade
Publicidade

Bárbara pega 2 pênaltis, seleção vence a Austrália e vai à semifinal no futebol

Aos gritos de "eu acredito" da torcida no Mineirão, a seleção feminina de futebol do Brasil ganhou da Austrália por 7 a 6, nos pênaltis, após empate por 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, e avançou para a semifinal nos Jogos Olímpicos. Na terça-feira (16), a equipe brasileira enfrentará a Suécia no Maracanã.

O gol que sacramentou a vitória foi da lateral esquerda Tamires. Depois dela, a goleira Bárbara defendeu o pênalti cobrado por Kennedy.

A seleção desperdiçou a quinta cobrança com Marta, mas a goleira brasileira pegou o quinto pênalti do rival [cobrado por Katrina Gorry] e salvou o Brasil da eliminação.

A vitória teve gosto de revanche porque o time brasileiro havia sido eliminado da Copa do Mundo pelas australianas, por 1 a 0 no ano passado, nas oitavas de final. 

A partida também aconteceu em Belo Horizonte, palco da derrota da seleção masculina para a Alemanha por 7 a 1 na Copa de 2014.

Apesar de ter maior domínio de jogo e chutado quase três vezes mais ao gol, o time de futebol feminino do Brasil não conseguiu marcar no tempo regulamentar e na prorrogação.

No primeiro tempo, as duas melhores chances de gol da seleção brasileira foram da atacante Debinha. Aos 15 minutos, ela desceu com velocidade ao ataque, chutou de fora da área, mas a goleira espalmou.

Aos 44, depois de uma tabela com Andressa Alves, Debinha mandou a bola para fora por cima do gol da Austrália.

O Brasil continuou no segundo tempo com boas chances de chutes a gol, mas não conseguiu acertar a rede. Já a Austrália teve a sua maior possibilidade de vitória em um chute de fora da área aos 41 do segundo tempo por Logarzo de fora da área, que explodiu no travessão.

Do lado de fora, o torcedor enfrentou engarrafamentos e longas filas para entrar no estádio. É a primeira vez que isso acontece nas partidas dos Jogos Olímpicos na capital mineira -mas nas três datas anteriores o Brasil não jogava.

No fim do primeiro tempo, houve gritos de "fora Temer" dentro do estádio, e também vaias aos que gritavam. Alguns torcedores entraram com cartazes que pediam a saída do presidente interino e não foram impedidos pela Polícia Militar.

Uma das pessoas que estavam com um desses cartazes antes do jogo era a estudante de engenharia química Karina Soares, 21, que disse querer "testar se há democracia" no país.

A permissão contrasta com o que aconteceu no sábado (6), quando a PM retirou do Mineirão 12 torcedores durante a partida entre Estados Unidos e França por causa de um protesto político. 

Dois dias depois, um juiz federal concedeu uma liminar que permite que manifestações políticas sejam realizadas durante os Jogos. O Comitê Rio-2016 entrou com recurso, mas perdeu. 

Brasileiros classificados para a Olimpíada

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade