Publicidade
Publicidade

Contraprova de ciclista brasileiro também dá positivo e punição pode ser de 4 anos

Após a notificação de que havia sido flagrado em exame antidoping no dia 31 de julho, com a substância CERA (que aumenta a capacidade de oxigenação), o ciclista brasileiro Kleber Ramos pediu a abertura da contraprova. A segunda amostra também deu positivo.

Reprodução/Facebook/Kleber Ramos
O brasileiro Kleber Ramos, 30, do ciclismo de estrada, é pego no exame antidoping das Olimpíadas Rio-2016
Kleber Ramos, ciclista da seleção brasileira na prova de estrada

Assim, o atleta está suspenso provisoriamente por 30 dias, a contar da data em que o teste foi realizado. Ramos passou por um controle fora de competição durante um treinamento em Pindamonhangaba (SP), onde é a base de sua equipe, a Funvic.

Por ora, o ciclista aguarda resolução da Corte Arbitral do Esporte, que apreciará seu caso novamente e dará um veredicto em, no máximo, 30 dias. A tendência é de que, se condenado, o afastamento seja de quatro anos.

Segundo a assessoria de imprensa da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo), Ramos está neste momento na Paraíba, seu Estado natal. Ele foi suspenso preventivamente da Funvic, até que seja dada a sentença.

Ele chegou a disputar a prova do ciclismo de estrada da Olimpíada do Rio no dia 6 (sábado), mas não a completou. Seu nome constava de lista de infratores divulgada pela UCI (União Ciclística Internacional) ao lado de outros dois brasileiros, Raphael Mendes e Josemberg Pinho, que foram flagrados em outras ocasiões, não perto dos Jogos Olímpicos do RIo.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade