Publicidade
Publicidade

Francesa é desclassificada após 'caldo', e Poliana leva bronze na maratona aquática

Poliana Okimoto já havia tirado o traje de natação, colocado o uniforme e caminhava para falar sobre a sua quarta colocação quando finalmente pôde comemorar.

Com a desclassificação da francesa Aurelie Muller, que errou a direção da chegada e deu um caldo na italiana Rachele Bruni antes da batida, a brasileira conseguiu garantir a medalha de bronze.

Poliana passou a prova toda entre as primeiras colocadas, chegou a estar em segundo, mas perdeu terreno nos metros finais. Foi a primeira medalha do Brasil na natação feminina.

A holandesa Sharon van Rouwendaal, que abriu boa vantagem e liderou sem sustos a partir do primeiro terço da prova, ganhou o ouro, com 1h56min32s, e Rachele Bruni, a prata, com 1h56min49s. Ela havia ficado em terceiro, mas subiu de posição com a exclusão da francesa.

As três chegaram quase juntas na batida de mão. Poliana fez 1h56min51s.

Nos Jogos de Londres-2012, Poliana havia deixado a prova por conta de uma hipotermia. Nesta segunda (15), o mar estava com 21º C, sem muitas ondas, o que facilitou o trabalho das europeias.

Ana Marcela Cunha, que obteve os melhores resultados do Brasil neste ciclo olímpico (2013-2016), ficou em décimo: 1h56min51s.

"Não fui digna de uma campeã de Copa do Mundo, mas saio de cabeça erguida", disse.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade