Publicidade
Publicidade

Bolt avança à final com o melhor tempo e vê rivais serem eliminados nos 200 m

Os 200 m é a prova que Usain Bolt sempre gostou de correr.

Famoso pelos 100 m, prova mais nobre do atletismo e do qual é tricampeão olímpico e recordista mundial (9s58), o jamaicano de 29 anos teve sua primeira medalha importante no esporte nos 200 m, prova que vai disputar a final nesta quinta (18), a partir das 22h30.

Ele avançou com facilidade para a decisão, assim como os rivais Lashawn Merritt e o canadense Andre De Grasse (bronze nos 100 m na Rio-2016 ). Prata nos 100 m, o americano Justin Gatlin teve o 9° tempo e ficou fora da final. Yohan Blake também ficou fora.

Marcou 19s78 em sua bateria, e passou a linha de chegada sorrindo ao lado de De Grasse em que foi no embalo e também deu risada o olhando para o ídolo ao seu lado ao terminar a corrida.

A prata no Mundial de Osaka nesta distância, em 2007, colocou Bolt no radar dos bons velocistas —dois anos antes, ganhou ouro no Mundial Júnior, disputado na Jamaica, também nos 200 m. 

Ele se transformaria em realidade em 2008, Nos Jogos de Pequim, e mito dois anos depois, quando bateu os recordes mundiais dos 100m e 200 m (19s19), no Mundial de Berlim.

Mas foi nos 200 m que teve, por exemplo, sua primeira participação olímpica, em Atenas-2004, com apenas 17 anos, em que nem avançou da primeira eliminatória ao ficar em quinto em sua bateria, com 21s05.

"É uma prova que gosto porque te dá um controle maior da velocidade e do objetivo", disse Usain Bolt em entrevista a jornalistas brasileiros no fim de abril.

Quando começou a participar de provas em torneio na Jamaica (que são muitos, já que o atletismo é um dos principais esportas do país da América Central), ele preferia correr os 200 m, onde obtinha os melhores resultados.

Os 100 m passaram a ser seu alvo também após Pequim-2008, quando a dominou de forma que assombrou o mundo, e ao próprio Bolt.

Mas sua predileção são os 200 m. E nesta Rio-2016 ainda mais, porque é nela que ele acha que pode bater recorde. O Mundial é difícil, mas o Olímpico, de 19s30, Bolt acha possível. E ele pretende encerrar suas participações olímpicas não apenas com medalhas de ouro, mas com tempos para a história.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade