Publicidade
Publicidade

Yane Marques tem início fraco e termina dia em 21º lugar no pentatlo moderno

Medalhista de bronze em Londres-2012, Yane Marques, 32, terminou a etapa de classificação da esgrima do pentatlo moderno em 21º lugar nesta quinta-feira (18), em Deodoro

A porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura da Rio-2016 teve 16 vitórias e 19 derrotas, somando 196 pontos.

Danilo Verpa/Folha de S.Paulo/NOPP
A brasileira Yane Marques durante prova de esgrima em Deodoro
A brasileira Yane Marques durante prova de esgrima em Deodoro

O dia foi de 35 combates rápidos, de um minuto. Quem tocava a adversária primeiro, ganhava. A prova estabeleceu uma classificação e valeu pontos para sexta-feira (19), segundo e decisivo dia da modalidade.

Em Londres-2012, Yane terminou esta mesma prova em sexto lugar, com 21 vitórias, somando pontos para as etapas seguintes que ajudariam a levá-la ao bronze. Mas ainda há muita competição pela frente.

O primeiro lugar na esgrima nesta quinta ficou para a polonesa Oktawia ​Nowacka, 25. Ela venceu 27 adversárias e perdeu para outras oito, finalizando o primeiro dia de prova somando 262 pontos.

Nesta sexta (19), as competidoras vão disputar as cinco provas (natação, esgrima bônus, hipismo, tiro e corrida) do pentatlo moderno no Estádio de Deodoro, com distribuição de medalhas no fim do dia.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Na esgrima, a última colocada vai disputar com a penúltima desta quinta. A vitoriosa lutará contra a antepenúltima colocada, e assim por diante. Isso valerá pontos extra (bônus) para a disputa.

Os pontos da natação, esgrima e hipismo serão somados e convertidos em segundos. Esse tempo determinará a diferença da largada da prova combinada de tiro e corrida. A partir de então, vence quem cruzar primeiro a linha de chegada.

Pouco conhecida do público até a medalha de Londres, a pernambucana Yane Marques foi escolhida em votação aberta para carregar a bandeira brasileira na cerimônia de abertura da Olimpíada do Rio.

Ela foi desta forma o centro das atenções da prova de esgrima nesta manhã. O público da Arena da Juventude, em Deodoro, vibrava e gritava seu nome a cada disputa da atleta brasileira.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade