Publicidade
Publicidade

Polícia devolve passaportes e nadadores embarcam para os EUA

Os nadadores americanos Gunnar Bentz, 20, e Jack Conger, 21, já receberam de volta os seus passaportes e embarcaram para os EUA na noite desta quinta-feira (18). A Polícia Federal confirmou o embarque.

A dupla, que foi proibida de embarcar na noite de quarta (17), prestou depoimento nesta quinta sobre o caso do suposto assalto que teriam sofrido com os colegas de equipe Ryan Lochte e James Feigen.

Feigen também falou à polícia nesta quinta, em uma delegacia não identificada, a pedido da defesa. O objetivo era evitar o assédio da imprensa. Mais cedo, seus colegas foram vaiados por manifestantes e um teve a orelha puxada ao deixar a Delegacia de Apoio ao Turista (Deat), no Leblon.

Ueslei Marcelino/Reuters
Jack Conger e Gunnar Bentz são levados pela polícia
Jack Conger e Gunnar Bentz são levados pela polícia

Segundo a Polícia Civil, os nadadores ainda não foram indiciados, mas ao menos Lochte e Feigen devem responder, nos próximos dias, por depredação de patrimônio e falsa comunicação de crime.

Segundo Fernando Veloso, chefe da Polícia Civil, a retenção de seus passaportes não é mais necessária para o correr da investigação. Ele afirmou que Feigen deve cumprir o mesmo protocolo dos colegas e ser liberado. Lochte retornou para os EUA na noite de segunda (15).

O chefe da Civil afirmou que a condução coercitiva dos atletas, na noite desta quarta-feira (17), foi fundamental para que eles cooperassem com o inquérito.

Veloso disse que Bentz e Conger, que não haviam sido ouvidos antes, afirmaram não ter havido assalto ao grupo de atletas do país, na madrugada do último domingo (14). Um deles teria dito textualmente que a versão divulgada pelo colega Ryan Lochte era mentirosa.

"Pessoas que influenciam um grupo de pessoas precisam ter um comportamento adequado. Deveriam pedir a desculpa para o carioca por essa versão fantasiosa. Seria digno fazerem isso", disse o chefe de Polícia Civil do Rio.

A dupla prestou depoimento por mais de 3h e saiu sem dar declarações aos jornalistas.

Ryan Lochte, 32, campeão olímpico no revezamento 4 x 200 m livre, afirmou no domingo à polícia do Rio e à mídia americana ter sido abordado quando retornava para a Vila Olímpica após deixar uma festa na casa da França, na Lagoa, zona sul do Rio.

A versão é contestada pela polícia do Rio, que acredita que os atletas se envolveram em uma confusão em um posto de gasolina na Barra da Tijuca, onde pararam para ir ao banheiro.

Testemunhas ouvidas pelos policiais disseram que os americanos urinaram nas paredes e depredaram o banheiro do local, além de terem quebrado uma placa de publicidade.

Veja vídeo

Crédito vídeo: Daily Mail

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade