Publicidade
Publicidade

OMS diz que não há relatos de zika em pessoas que estiveram na Rio-2016

A OMS (Organização Mundial da Saúde) informou nesta sexta-feira (2) que não há relatos de sintomas do zika em pessoas que estiveram nos Jogos Rio-2016.

O comitê de emergência da OMS reafirmou ainda o conselho dado anteriormente para que não haja restrições gerais de viagem e comércio para países em que há transmissão do vírus, incluindo o Brasil, que sediará os Jogos Paraolímpicos, que começam no próximo dia 7.

A organização afirmou também que o vírus continua representante uma emergência de saúde internacional por conta da "contínua expansão geográfica e considerável vácuos no entendimento", e pediu por maiores descobertas científicas e pesquisas sobre prevenção.

"Deram-nos dados muito convincentes", disse ao The New York Times o professor de epidemiologia de doenças infecciosas da Escola de Londres de Higiene e Medicina Tropical Dr. David Heymann, que conduziu o painel de especialistas. Ele disse que as unidades de saúde no Brasil haviam sido preparadas para acompanhar e tratar os casos zika, mas que não relatou nenhum caso.

Logo após os Jogos Olímpicos, Eduardo Paes, prefeito do Rio, afirmou que a rede municipal de saúde não atendeu nenhum paciente com sintoma de zika no período olímpico

Foram 8.681 pessoas atendidas no período olímpico, sendo 2.133 turistas estrangeiros. A maioria dos atendimentos foi por dor de cabeça, hipertensão arterial, resfriado e mal-estar.

"Levaram a população a imaginar que fosse chegar ao Rio e as pessoas seriam carregadas por mosquitos da zika e todos ficariam muito doentes". "Quero lembrar que foi muito mais seguro para não se pegar zika ficar no Rio do que ir para Miami", disse Paes em entrevista após o evento.

Há pouco mais de um mês antes do início dos Jogos, um grupo de 150 cientistas internacionais enviou carta à OMS (Organização Mundial da Saúde) pedindo que a Olimpíada fosse transferida ou adiada em decorrência do surto de vírus da zika.

Li Ming - 2.ago.2016/Xinhua
(160802) -- RIO DE JANEIRO, agosto 2, 2016 (Xinhua) -- El alcalde de la ciudad de Río de Janeiro, Eduardo Paes, participa durante una conferencia de prensa, en Río de Janeiro, Brasil, el 2 de agosto de 2016. El gobierno municipal de Río de Janeiro presentó la ruta de la Llama Olímpica el martes en Río de Janeiro. (Li Ming) (jg) (vf)
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, durante entrevista

Inúmeros atletas, jornalistas e turistas também cancelaram a vinda ao Rio para o evento por medo de se contaminar. Imprensa e competidores que vieram receberam repelentes após a chegada ao centro de mídia e à Vila Olímpica.

"Muitas pessoas foram testadas e não houve casos confirmados", afirmou Dr. Peter Salama, diretor executivo de surtos e emergências de saúde da agência.

"Nós nos sentimos bastante confiantes de que a avaliação do risco de que não haveria aumento significativo de transmissão devido aos Jogos Olímpicos parece estar no bom caminho ", complementou.

A diminuição de casos de zika já era esperada para agosto. A procriação do mosquito Aedes Aegypt, principal vetor da doença, fica prejudicada nesta época do ano, mais seca e fria.

ATLETAS QUE DESISTIRAM

Antes dos Jogos a zika assustou muitos atletas, que optaram por não participar do maior evento esportivo do mundo.

Um dos esportes que mais teve baixas em decorrência do vírus foi o golfe. Ao todo, oito atletas da modalidade não representaram seus países, entre eles o norte-irlandês Rory McIlroy, 27, quarto colocado no ranking mundial.

Os outros golfistas que também não disputaram a Rio-2016 são O golfista japonês Hideki Matsuyama, 24, 17º do mundo, Adam Scott (8º do mundo), Louis Oosthuizen (14º), Charl Schwartzel (22º), Marc Leishman (44º) e Vijay Singh.

O tênis também sofreu. Os tenistas Milos Raonic, do Canadá, Simona Halep, da Romênia, John Isner e o espanhol Feliciano López optaram ficar em seus respectivos países.

Andy Lyons/Getty Images/AFP
Milos Raonic of Canada celebrates after winning a point in the semifinal match against Andy Murray of Great Britain during day 8 of the Western & Southern Open at the Lindner Family Tennis Center on August 20, 2016 in Mason, Ohio. Andy Lyons/Getty Images/AFP
Milos Raonic durante Aberto do Canadá de tênis
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade