Após dia em branco, Phelps e Ledecky conduzem natação dos EUA a dois ouros

Os Estados Unidos se apoiaram em seus dois maiores astros para se reerguer na natação olímpica depois de um primeiro dia sem nem um ouro nos Jogos Olímpicos do Rio.

Michael Phelps, 31, e Katie Ledecky, 19, conquistaram ouros neste domingo (7), os primeiros do país na modalidade.

Ledecky foi impressionante. Triunfou nos 400 m livre com uma melhora de quase dois segundos em relação à sua antiga marca. Cravou 3min56s46 e deixou a britânica Jazz Carlin com a prata e sua compatriota Leah Smith com o bronze.

Foi o segundo ouro olímpico de Ledecky, que em Londres-2012 venceu os 800 m livre.

Sobre a melhora em seu próprio recorde, disse que se preparou muito ao longo do ciclo para chegar ao Rio em condições de batê-lo.

"Quando tracei os objetivos para este ciclo com meu [Bruce Gemmel], tínhamos em vista que eu nadasse os 400 m livre em 3min56s ou menos. Felizmente deu certo", comentou a nadadora, que no domingo (6) havia conquistado uma medalha de prata no revezamento 4 x 100 m livre.

Ela ainda nadará os 200 m livre (nesta segunda, 8), 800 m livre e o revezamento 4 x 200 m livre. Já Phelps não quebrou recorde, mas amealhou sua 23ª medalha olímpica –a 19ª de ouro– ao ajudar o revezamento 4 x 100 m livre de seu país.

Ele foi o segundo nadador no quarteto e fez um tempo muito forte em sua parcial (47s12), o melhor de sua carreira. Os EUA venceram a prova à frente da França e da Austrália.

"Foi uma loucura. Eu estava esperando no bloco enquanto Caeleb [Dressel, o primeiro a nadar] vinha e eu honestamente pensei que meu coração ia estourar dentro do meu peito", afirmou.

"Essa excitação, torcendo nas arquibancadas durante a prova, eu não sei se tinha ouvido algo assim antes."

O astro foi prestigiado pela mãe, Debbie, a mulher, Nicole, e o filho, Boomer, que acompanharam a prova da arquibancada. No pódio, ele não conteve as lágrimas.

"Os mais jovens [Dressel e Ryan Held] começaram a chorar, eu comecei a chorar... Eu falei para eles que tudo bem de cantar [o hino], de chorar", brincou Phelps.

Nesta segunda-feira (8), ele disputa a eliminatória e semifinal dos 200 m borboleta, prova na qual foi bicampeão olímpico, em Atenas-2004 e Pequim-2008. Em Londres, ele foi vice na distância.