BUSCA

02/09/2000 - 04h50
Bactéria também cura inflamação, diz pesquisador

ISABEL GERHARDT, da Folha de S.Paulo

Enquanto indústrias farmacêuticas buscam novos antibióticos, cientistas da Universidade Emory (EUA) decidiram remar contra a maré e investigar como certas bactérias evitam a inflamação do intestino. Com um objetivo paradoxal: usar microrganismos para tratar alguns tipos de infecção.

O estudo, publicado na edição de ontem da revista "Science", revela que uma linhagem não-patogênica (que não causa doença) da bactéria Salmonella é capaz de bloquear a ação de uma proteína envolvida na ativação de genes que causam a inflamação.

A descoberta, de acordo com Andrew Hobert, um dos autores do trabalho, pode auxiliar no desenvolvimento de probióticos -preparados com bactérias não-patogênicas usados como remédios para o tratamento de doenças inflamatórias do intestino.

O trato gastrointestinal de seres humanos é local de convivência de bactérias pacíficas e de patógenos em potencial. Todos eles estão sob a "vigilância" de células do sistema de defesa, que podem detectar produtos bacterianos e iniciar um ataque contra os microrganismos patogênicos.

Esse estado de vigilância resulta numa inflamação leve e contínua do intestino, que é regulada em resposta aos agentes nocivos.

No entanto, até o momento, os cientistas desconheciam a razão de bactérias pacíficas não desencadearem uma resposta imunológica severa do intestino, como as bactérias tóxicas.

Cascata

O processo de inflamação do intestino envolve uma cascata de reações que começa com a ligação de produtos bacterianos, como polissacarídeos (tipo de açúcar), nas células do epitélio (tecido que cobre os órgãos e cavidades do corpo). Essa ligação ativa uma proteína que controla a ação de vários genes envolvidos no processo inflamatório.

A novidade do estudo dos pesquisadores da Universidade Emory é que eles descobriram qual o mecanismo usado por bactérias não-patogênicas, como a "versão amigável" da Salmonella, para desativar a cascata de reações inflamatórias.

A Salmonella não permite que a proteína responsável pela ativação dos genes da inflamação chegue ao núcleo da célula. Dessa forma, permanecendo no citoplasma, a proteína não pode se ligar a sequências específicas de DNA (que está no núcleo) e colocar os genes necessários em ação.

Apesar de considerar o resultado fundamental na compreensão dos processos que levam a doenças como a colite ulcerativa -inflamação crônica intestinal-, Hobert afirma que ainda existem várias perguntas para serem respondidas antes de chegar a um tratamento.

"Não sabemos quais produtos da Salmonella previnem a ação da proteína (ativadora dos genes de inflamação)", disse. "Também é preciso mostrar esses efeitos "in vivo" (em animais)." O estudo foi realizado com cultura de células de intestino humano.

A descoberta de que bactérias podem interferir no processo inflamatório do intestino abre perspectivas para o desenvolvimento de agentes terapêuticos que venham a usar as próprias bactérias -os probióticos.

Iogurte não é remédio

De certa forma, isso já está presente no dia-a-dia de pessoas que consomem alimentos como o iogurte, rico em lactobacilos (outro grupo de bactérias benignas para o corpo humano).

"Mas não dá para usar iogurte como forma de tratamento para as doenças inflamatórias do intestino", alerta Hobert.

Segundo o pesquisador, uma das limitações ainda existentes para o desenvolvimento de probióticos é encontrar uma forma para proteger as bactérias da acidez do estômago.

Hobert assinala que o mais interessante do estudo é mostrar que certas bactérias não só não causam inflamações como podem bloquear o processo.

Leia mais notícias de ciência na Folha Online

EnqueteGrupos de
discussão
Enviar
por e-mail

Destaques

BIODIVERSIDADE Fiocruz testa plantas da mata atlântica no combate ao câncer

ÁGUA FRIA Clonagem humana "emperra" na divisão celular, diz estudo

Procurando imóvel? Milhares de ofertas

Americanas.com
TV 29" 2998AP Semp Toshiba - 6 x R$ 166,50

Saraiva.com.br
Confira na Saraiva os melhores preços

CarSale
Centenas de ofertas com os melhores preços

Albcom
Pentium III 550 MHz -
25 x R$ 92,60

Empregos Manager
Mais de 20 mil vagas de emprego

MB Flores
Elle et Lui por apenas R$ 48,00

Fun By Net
Seu canal de ingressos. Rápido, fácil e seguro

Cursos grátis
  Inglês

Alemão

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.