Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/04/2003 - 15h23

Adiado lançamento de novo telescópio da Nasa

da Agência Lusa

A Nasa adiou para final de abril o lançamento de seu novo telescópio espacial de raios infra-vermelhos, destinado a estudar corpos celestes demasiado frios, afastados ou "escondidos" para serem detectados pelos telescópios atuais.

O novo SIRTF (sigla em inglês para telescópio espacial de infra-vermelhos) será lançado a 27 de abril, às 5h25 (horário de Brasília), da base de Cabo Canaveral (Flórida), a bordo de um foguete Delta II.

O lançamento estava previsto para a próxima sexta, mas a Nasa considerou necessário "um período complementar para terminar os testes de preparação do lançamento no Delta II".

A missão do SIRTF, orçada em US$ 1,2 bilhões, constituirá um complemento da gama dos telescópios espaciais norte- americanos, que conta já com o Hubble, o observatório de raios gama Compton e o Chandra, de raio-x.

Os cientistas utilizarão o novo equipamento para o estudo de planetas e fragmentos estelares que rodeiam certas estrelas, na esperança de descobrir um planeta, semelhante à Terra, onde possa existir vida.

O telescópio dispõe de um espelho de 85 centímetros e de três instrumentos: uma câmara para o estudo do infra-vermelho próximo e médio, um espectrógrafo que permite analisar o conjunto dos raios infra-vermelhos e um fotômetro para a coleta de informações sobra a gama dos infra-vermelhos.

A missão levará cinco dias para colocar o novo telescópio espacial em órbita.