ASNEIRAS
HOME | NOTÍCIAS  | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

ASNEIRAS E EQUÍVOCOS
Juiz mal informado

Cristina Veiga
Especial para o GD

O juiz Afonso Celso da Silva, que desobrigou a Souza Cruz e a Philip Morris de indenizar suas vítimas, não está devidamente informado sobre os males do cigarro. Não é possível que, alguém em sã consciência, suspenda a sentença que obrigava as duas empresas a pagar indenização a ex-fumantes e informar todos os componentes químicos do cigarro no maço.

Só quem nunca fumou ou não tem a menor idéia dos malefícios do fumo pode tomar tal atitude. Será que o prezado juiz nunca soube que fumar causa câncer? Bastava ele ir até a padaria mais próxima, comprar uma carteira de cigarro e olhar o que está escrito no verso: “Fumar causa infarto do coração”; “Nicotina é droga e causa dependência”; “Fumar causa câncer de pulmão”; “Fumar causa impotência sexual”. E sabem quem faz a advertência? O próprio Ministério da Saúde.

Mas vai que o juiz nunca tenha visto um maço de cigarro. Tudo bem né? Ele não podia adivinhar. Mas será que ninguém, nenhum amigo, parente, conhecido comentou com ele que “Em gestantes, o cigarro provoca parto prematuros, o nascimento de crianças com peso abaixo do normal e facilidade de contrair asma” ou ainda que “Fumar na gravidez prejudica o bebê”.

Tomara que esse juiz não tenha esposa ou filhos que fumem. Tomara que ele não tenha que sofrer na própria carne um, qualquer um, dos malefícios do cigarro. Tomara que ele não tenha que, um dia, pedir a Deus para lhe dar mais alguns dias de vida daqueles que o cigarro tirou. Tomara que esse juiz se informe sobre os males que cigarro traz.

leia mais...
- Juiz desobriga Souza Cruz e Philip Morris de indenizar ex-fumantes

 
 
 

Mais Asneiras
26/05/2004 Culpem também a OAB
13/05/2004
Tiro saiu pela culatra
10/05/2004
No Brasil, até exército vira ONG
04/05/2004
Parlamentares jogam dinheiro pela janela
08/04/2004
A agenda negativa de Lula
19/03/2004
Quem entende?
26/02/2004
Os animais que me perdoem
23/01/2004
O chanceler Luiz Inácio Lula da Silva
19/01/2004
Dinheiro público sai pelo ralo