HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião





 

 

capital humano
20/12/2005
Garis dão dicas sobre coleta de lixo pelo rádio no AM

 

Um programa diário veiculado em rádios comunitárias e produzido por garis está mudando a concepção da população de Manaus (AM) na hora da coleta do lixo urbano. Há seis dias, 60 caminhões trazem na carroceria duas caixas de som nas quais também é transmitida a Rádio Gari.

Com três minutos de duração, o programa é apresentado pelo gari Allan da Silva Nascimento, 26, que trabalha coletando o lixo e capinando as ruas há um ano e seis meses.

Nascimento e mais três colegas dão dicas de limpeza pública, de como separar o lixo seletivo, como limpar os quintais para não proliferar os mosquitos da dengue e da malária, além de realizar campanhas, como por exemplo, para proteção dos igarapés e matas que cercam Manaus.

Segundo o prefeito de Manaus, Serafim Corrêa (PSB-AM), o programa foi criado para que a população se conscientize da importância de manter a cidade limpa, já que a limpeza pública é uma das áreas críticas. "Grande parte da população joga o lixo, colchões e até geladeiras, nos igarapés, aumentando os riscos dos alagamentos", disse. O programa da Rádio Gari é gravado em estúdio e veiculado nos caminhões das 7h às 18h em todos os bairros da cidade, incluindo os terminais de ônibus. Nas rádios comunitárias e em uma rádio local, o programa é veiculado ao vivo uma vez por semana. O custo do projeto nos caminhões é de R$ 7.800 mensais.

Coordenador da Rádio Gari, Marinaldo Matos, 32, disse que o programa já está atingindo algo em torno 1,5 milhão de ouvintes. "Temos duas funções: a 400 m a pessoa já sabe que o caminhão do lixo está na área dando tempo de levar o lixo para fora de casa antes de o caminhão passar e, em segundo, passa a ouvir informação, música e entretenimento", afirmou. A Prefeitura de Manaus tem contratados 2.000 garis. O talento de Nascimento foi descoberto em uma festa do dia da categoria em 2004. Ele, que ganha R$ 840, escreveu uma música sobre a profissão e a apresentou na festa. Sua voz agradou tanto que ele foi contratado para ser o apresentador da rádio.

As 28 músicas que tocam na Rádio Gari são de sua autoria. "Eu fiquei impressionado comigo mesmo, eu achava impossível ser chamado para trabalhar na área artística, que sempre foi meu sonho", disse Allan Nascimento. "Quando sou visto nas ruas fazendo o meu trabalho, já dou autógrafos, principalmente para as crianças."

KÁTIA BRASIL
da Folha Online

   

NOTÍCIAS ANteriores
19/12/2005 Mais educação, menor dependência
16/12/2005 Empresas aplicam teste para descobrir se funcionário é ético
15/12/2005 Serra é o candidato da população de maior escolaridade
14/12/2005 Estudantes aprendem com bancários a economizar dinheiro
13/12/2005 Wall Mart é a maior geradora de empregos e a que paga os menores salários nos EUA
13/12/2005 Empresas aplicam teste para descobrir se funcionário é ético
13/12/2005 Brasil já tem 300 mil alunos na educação a distância
13/12/2005 Cozinheiras de escolas municipais lançam livros de receitas
13/12/2005 Armas de fogo aumentam mortes entre homens no DF
13/12/2005 Serviço militar não obrigatório pode aliviar desemprego entre jovens