Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

mais são paulo
02/09/2008

Governo Estadual estuda revitalizar orla ferroviária

 

Para revigorar a região central da cidade de São Paulo, há muito tempo faz parte dos sonhos de alguns urbanistas reciclar a orla ferroviária. Esse tipo de visão faz do Rodoanel, tão esperado, algo simples e com baixo impacto.

A boa notícia é que começa a fazer parte dos planos dos candidatos. Com os cofres mais cheios, os governos federal, estadual e municipal conseguem tirar esse tipo de projeto da dimensão do delírio.

Os planos da orla ferroviária alteram-se nos detalhes dependendo do urbanista, mas, em essência, o que se pretende é transformar as áreas abandonadas em torno da linha do trem, onde antes trafegava a riqueza das indústrias, em zonas mistas de negócios e moradia.

É uma operação retorno, trazendo a população da periferia, que mora longe do trabalho.

O grande atrativo é óbvio: já existe na orla transporte público em cima de trilhos. Seria, então, um mecanismo para descentralizar o emprego e melhorar a habitação.

O urbanista Candido Malta está realizando estudo para o governo estadual que, entre outras coisas, foca no repovoamento desses espaços.

Segundo seus cálculos, só na cidade de São Paulo haveria, em torno dos trilhos, uma área do tamanho de Santos a ser conquistada. A idéia é abranger toda a região metropolitana e envolver um consórcio de prefeituras. "É uma nova fronteira a ser explorada", anima-se Candido.

Na verdade, é a maior fronteira urbana a ser explorada no Brasil -é uma tarefa para muitos governos federais, estaduais e municipais. Para atrair empresas, seriam necessários, além de obras de infra-estrutura, incentivos fiscais.

PS - Para visualizar o que estou falando sobre orla ferroviária, observe os prédios que surgiram na Água Branca, atraindo os mais diferentes tipos de negócios -e, agora, chegam shoppings de luxo. Observe também o que se passa na Vila Leopoldina, também ladeando o trilho do trem, batizada da Vila Mídia, por estar atraindo inúmeras empresas de publicidade e audiovisual que estão ocupando galpões industriais abandonados. Se quiser fantasiar, imagine o que seria esse tipo de empreendimento espalhado em 130 quilômetros de ferrovia que cortam a região metropolitana. Isso é pensar grande uma cidade.

Trecho da coluna Vilas da fantasia.


Áudio dos comentários

   

NOTÍCIAS ANteriores:
29/08/2008 USP inaugura aulas de bacharelado em Viola Caipira
28/08/2008
Banco se interessa pela nova praça da Paulista
26/08/2008
Nova loja da Cultura terá só Companhia das Letras
25/08/2008
Mercado de trabalho dita a formação de cursos de especialização
22/08/2008
Kolombolo conta história de São Paulo através do samba de bumbo
21/08/2008 Santander conclui maior negócio imobiliário do país
18/08/2008
Charles da Flauta tenta retomar o caminho da música
14/08/2008
Estado e Senac oferecem cursos para trabalhadores desempregados
11/08/2008 São Paulo é a cidade do ensino médio
08/08/2008 Operários da construção civil e também artistas
Mais matérias