,
              
 
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS


REFLEXÃO


Envie seu comentário

 

Mais São Paulo
03/03/2006

Pirataria pode ajudar menores de rua

 

da Redação


Materiais ilegais de camelôs apreendidos pela polícia podem ter um novo destino a partir de agora. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) está desenvolvendo um projeto que visa tornar os abrigos mais atraentes para os moradores de rua, que, em geral, se recusam a permanecer nesses espaços por não se sentirem confortáveis com o local, preferirem a liberdade da rua ao invés das normas e horários dessas casas ou, simplesmente, por medo de serem repreendidos ou aprisionados. Assim, jogos de computador e videogame confiscados poderão ser doados para espaços da prefeitura preparados para receber menores em situação de risco social. Segundo a SMADS, hoje vivem nas ruas aproximadamente 1.030 crianças e adolescentes.

Floriano Pesaro, Secretário da SMADS informou que a proposta já está em vias de concretização. A Secretaria está contatando grandes empresas do setor de entretenimento infanto-juvenil para a doação de videogames. A Secretaria de Negócios Jurídicos ainda dever ser consultada para checar a viabilidade legal desse trânsito do material confiscado para o Fundo Municipal de Assistência Social, uma vez que, pela lei, materiais ilegais apreendidos devem ser incinerados. Pesaro informou ainda que a idéia poderá ser estendida também outros materiais necessários à Secretaria, como roupas e calçados. A estimativa do Secretário é de que em um mês os abrigos e casas de referência da criança e do adolescente já tenham os jogos funcionando.

A idéia partiu da vereadora Soninha, do PT, ao observar um projeto semelhante já existente na cidade. O Projeto clicar, da Estação Ciência/USP, oferece atividades de entretenimento e inclusão digital para a população carente e está conseguindo que as mesmas aproveitem o espaço oferecido.

   
 
 
 

Notícias ANTERIORES
02/03/2006 9 cisnes do Parque Ibirapuera são roubados
27/02/2006 São Paulo pode ganhar museu aberto
24 /02/2006 São Paulo vai ganhar centro de dança
23 /02/2006 Portadora de deficiência física é passista da Rosa de Ouro
21/02/2006 Diretores de escola podem se tornar “executivos comunitários”
20/02/2006 Sensação de invisibilidade leva jovens ao mundo das drogas
16/02/2006 Prefeitura implementa projeto de incentivo à leitura e à escrita
16/02/2006 Alunos do Mackenzie dão aulas voluntárias em cursinho pré-vestibular
15 /02/2006 Ex-detendo quer lançar um “Guia para homens livres”
14 /02/2006
Melhores Mais São Paulo - Especial Aniversário de São Paulo