,
              
 
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS


REFLEXÃO


Envie seu comentário

 

Mais São Paulo
23/02/2006

Portadora de deficiência física é passista da Rosa de Ouro

 

Natália Castro (12), paciente da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) desde os seis meses, realiza este ano o sonho de desfilar na escola de samba "Rosas de Ouro", em São Paulo. Natália faz parte da Ala Mirim da agremiação, que deverá apresentar-se amanhã, no Sambódromo do Anhembi.

Portadora de má-formação congênita, Natália desenvolveu a paixão pelo samba ainda criança, com apenas três anos. "Meus tios colocavam discos de samba e nós ficávamos vendo eles dançarem. A partir daí me interessei e aprendi a sambar", conta.

"Fã da Rosas de Ouro desde que me conheço por gente, meu maior sonho sempre foi desfilar pela escola no carnaval". Há dois anos, o sonho ficou mais viável, quando uma amiga lhe contou que iria desfilar. "Pedi para ir também, mas ela disse que já estava muito em cima da hora".

Depois de chorar pedindo para desfilar "no chão", e não como destaque em um dos carros alegóricos - proposta inicial da escola, Natália conta com empolgação que, agora, é passista da Ala Mirim. "Quando soube que sairia no chão fiquei super feliz. Era isso que eu queria: ficar sambando e não parar um minuto. Fiquei feliz ao saber que a ala em que estou é pra sambar mesmo, levar a sério, ir aos ensaios, ter força de vontade para não parar mesmo um minuto".

Para Natália, a capoeira que pratica como uma das terapias de tratamento na AACD foi uma grande aliada no incentivo para o samba e condicionamento para o carnaval. "No final de toda apresentação de capoeira na AACD tem roda de samba. Isto nos estimula a desenvolver a dança e, quanto mais nos envolvemos, mais aprendemos".

A AACD foi pioneira na implementação da capoeira como auxílio para a reabilitação de crianças, adolescentes e adultos portadores de deficiência física. Hoje, mais de três anos depois de implantada, a atividade demonstra resultados satisfatórios, além de ser uma grande brincadeira. Para a coordenadora do setor, Edna Garcez, "hoje notamos os benefícios da prática do esporte com nossas crianças, que já desenvolveram melhor equilíbrio, desenvolvimento mental, disciplina e sociabilização", diz.

Essa aquisição de habilidades é observada não só durante os treinos, mas também nas atividades diárias dos pacientes. Edna garante que "muitos pacientes, independentemente da idade ou da patologia, podem participar; inclusive pacientes em cadeira de rodas". No final da apresentação os pacientes formam uma "roda de samba", onde mostram todo seu gingado.

A capoeira não só ajudou Natália a desenvolver o samba e resistência como está diretamente relacionada com o tema escolhido para o Carnaval 2006 pela Rosas de Ouro (A Diáspora Africana - Um crime contra a humanidade). A pequena passista conta que aprendeu muito com o tema e considera o tema importante de ser abordado. "Acho importante falar sobre a cultura negra e o que eles enfrentaram ao serem trazidos como escravos para o Brasil; contar sua história até os dias de hoje sem esquecer de mencionar todos os tipos de preconceitos e dificuldades que ainda enfrentam", explica.

Com frio na barriga pela hora de desfilar que se aproxima, a Natália torce para que a escola ganhe e garante "Se este ano não levar o título para a Rosas de Ouro, ano que vem eu levo. Com certeza".

As informações são da AACD.

Pacientes mentais formam cordão de samba

   
 
 
 

Notícias ANTERIORES

21/02/2006 Diretores de escola podem se tornar “executivos comunitários”
20/02/2006 Sensação de invisibilidade leva jovens ao mundo das drogas
16/02/2006 Prefeitura implementa projeto de incentivo à leitura e à escrita
16/02/2006 Alunos do Mackenzie dão aulas voluntárias em cursinho pré-vestibular
15 /02/2006 Ex-detendo quer lançar um “Guia para homens livres”
14 /02/2006
Melhores Mais São Paulo - Especial Aniversário de São Paulo
10 /02/2006
Serra e Alckmin trocam prédios
09 /02/2006 Prefeitura quer aumentar o número de vasectomias realizadas pelo Município
08/02/2006
Pátio do Colégio volta a abrigar instituição de ensino
07 /02/2006
Educadores criticam ampliação de oito para nove anos a duração do ensino fundamental