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08/02/2007
SP tem a queda mais acentuada no país

 

Escolas paulistas sofreram a maior diminuição do país na nota do Saeb (exame de âmbito nacional) na 8ª série, entre 1995 e 2005

Especialistas afirmam que houve erro na aplicação do sistema de progressão continuada e culpam também falta de estrutura


Estado mais rico da Federação, São Paulo teve algumas das maiores quedas do país nas notas no Saeb (exame do governo federal) entre 1995 e 2005. Na 8ª série, as escolas paulistas foram as que mais tiveram diminuição na média, situação parecida à da 3ª série do ensino médio. Somente no 4º ano da educação fundamental é que São Paulo se posicionou no bloco intermediário.

Especificamente na 8ª série, o fraco rendimento foi potencializado pelas escolas da rede estadual, governada no período pelo PSDB (com Mário Covas e Geraldo Alckmin).

Especialistas citam como fatores que contribuíram para o fraco desempenho do Estado uma errônea aplicação do sistema de progressão continuada, a falta de estrutura para absorver estudantes, a ausência de incentivo a professores e políticas públicas imediatistas.

"Houve confusão entre progressão continuada e promoção automática", disse Artur Costa Neto, docente da Faculdade de Educação da PUC-SP. "O Estado não deu estrutura e tempo para professores e alunos entenderem o sistema." A progressão continuada foi implantada durante a gestão Covas e mantida desde então. No sistema, não há reprovação por série, somente após um ciclo de quatro anos.

Para a professora Ângela Soligo, da Faculdade de Educação da Unicamp, o Estado pecou na estrutura para absorver alunos. "Colocar mais alunos e não aumentar o número de salas é reduzir a qualidade do ensino."

Já o professor do departamento de Psicologia e Educação da USP de Ribeirão Preto, José Marcelino de Rezende Pinto, afirmou que o Estado cometeu "um grande erro" ao reorganizar a sua rede física, na década de 90. "Quando separaram 1ª a 4ª de 5ª a 8ª séries, a unicidade da formação do ensino fundamental foi quebrada ao meio", disse o especialista.

A atual secretária estadual da Educação, Maria Lúcia Vasconcelos, vê a situação como "um alerta". "Iremos tomar ações corretivas. Devemos atacar os nosso pontos frágeis", afirma.

Entre as medidas que planeja adotar estão incluídas a revisão da progressão continuada e a mudança da grade curricular, além do reforço do orçamento para a alfabetização. "Os ciclos atuais são de quatro anos, mas pretendo que sejam mais curtos. Os professores ainda serão consultados, mas estava pensando em baixar para algo em torno de dois anos", afirma.

A reportagem procurou os ex-secretários Rose Neubauer (gestão Covas) e Gabriel Chalita (gestão Alckmin), mas não conseguiu entrevistá-los.

Em língua portuguesa da 8ª série, a nota de São Paulo teve uma variação negativa de 12%, a maior do país. A tabulação feita pela Folha considera a variação das notas nos dez anos de aplicação do exame.

O segundo pior desempenho foi o do Paraná (queda de 11,4%). O melhor rendimento foi o Maranhão, com queda de 0,5% na média. O recuo médio do país ficou em 9,7%.

A queda registrada no período fez com que São Paulo caísse no ranking de notas absolutas. Em 1995, o Estado era o segundo melhor. Agora, é o sexto. A primeira colocação segue com o Distrito Federal.

Em matemática da 8ª série, o desempenho de São Paulo caiu 8,2%, também o maior recuo do país. Na média, a nota no Brasil diminuiu 5,6%.

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Fábio Takahashi
Antônio Gois
Jorge Soufen Jr
Colaborou Fernanda Calgaro
Folha de S.Paulo.

   

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