HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

mais são paulo
29/01/2007
Cai migração em São Paulo

 

da Redação


O número de migrantes na cidade de São Paulo tem diminuindo. A constatação é da Fundação Seade que divulgou, na semana em que a capital completava 453 anos, uma pesquisa com índices sociais a respeito do município.

O estudo mostra que a população está diminuindo por diversas razões, dentre as quais destaca-se a intervenção do Bolsa Família, que contribui para a queda do fluxo de migração de pessoas de outros Estados para São Paulo.

A migração também tende a enfraquecer em razão da dificuldade de se encontrar, na metrópole, vagas de emprego para pessoas com baixo nível de escolaridade. Por causa disso, os jovens de 18 a 24 anos têm estudado mais, segundo a fundação cerca de 80% dessa faixa populacional completaram o ensino médio e 20% o ensino superior. Taxa próxima a de paises desenvolvidos.

Outro motivo é o fato das mulheres paulistanas estarem tendo menos filhos. Com isso, a população está mais velha (média de 31 anos), ficando mais lento o crescimento demográfico.

Leia mais sobre esses dados:
A maravilhosa receita do filé de javali


Av. Paulista ganha grafites sobre o Japão


Em tempos de São Paulo Fashion Week, pode-se dizer que o túnel de acesso à avenida Paulista está de roupa nova. Cerca de 500 metros da via receberam a arte de 160 grafiteiros.

A pintura começou às 23h da sexta-feira (dia 26) e terminou ontem, ao som de DJs e MCs.

O evento foi uma realização do projeto Sol Nascente, do qual participam a Prefeitura de São Paulo e a agência de cultura japonesa Yanus Quality.

O grafiteiro e curador da exposição, Binho Ribeiro, 25, diz que a nova pintura marca o início da comemoração do centenário da imigração japonesa e a retomada do túnel para o grafite paulista, além de ser um presente dos artistas para São Paulo.

"Nosso grafite é reconhecido mundialmente. Alguns dos artistas que estão aqui, como Titi Freak, Flip e Kboco, têm seus trabalhos expostos fora do Brasil", afirma.
Binho conta que, para selecionar os trabalhos da exposição -que deve permanecer até 2008, ano que marca o centenário da imigração japonesa no Brasil-, eles contaram com a colaboração do pesquisador de cultura japonesa da USP, o historiador Carlos Glaujor.

Na extensão do túnel, é possível aprender um pouco da história cultural do Japão. "Os painéis seguem temas, começam com a criação do mundo pela mitologia japonesa, ikebana, passando por mangá e teatro Nô", disse.

A seleção buscou artistas em 20 galerias de arte urbana de São Paulo e em projetos sociais, como o Aprendiz.

Marianne Piemonte
Folha de S.Paulo

   

NOTÍCIAS ANteriores:
26/01/2007
Praça da República marco de medida educacional
23/01/2007
Viaduto será point de esportes radicais
22/01/2007
Pacote de investimento na educação integra a comemoração do aniversário de SP
19/01/2007
São Paulo ganhará praça musical
18/01/2007 Corinthians contribuirá com a educação
16/01/2007 Saúde andará junto com educação
12/01/2007 Presente de aniversário
11/01/2007
Serra reduz o Escola da Família
09/01/2007
Clube deixará de ser desperdício para virar referência
08/01/2007
Clube Escola: novo conceito de educação