HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

mais são paulo
16/02/2007
Questões ecológicas dominam sambódromo paulistano

 

Império quer o tri com baile no sambódromo

Ala vai simular dança imperial; no primeiro dia, o desfile de pelo menos quatro escolas de São Paulo têm relação com o ambiente

Tema estará em sambas, fantasias e alegorias, e um dos carros alegóricos será movido à energia eólica; desfile principal é às 23h15

 

A Império de Casa Verde, bicampeã do Carnaval paulistano em 2006, preparou para este ano um desfile que conta a história dos grandes Impérios da história. O ponto alto deve ser o terceiro setor da escola, com a ala do baile imperial, com passos marcados.

A escola, uma das mais novas no Grupo Especial, fundada em 1994, teve uma ascensão meteórica e costuma fazer um desfile correto, mais voltado para os jurados do que para empolgar o público. Neste ano, a escola, a quarta a entrar na avenida, investiu cerca de R$ 2 milhões e terá, entre os seus 3.500 componentes, Sheila Mello.

No desfile do Grupo Especial, a preocupação com o futuro do planeta e o aquecimento global estarão em foco. Escolas de samba paulistanas discutirão o tema em seus sambas-enredo, carros alegóricos e fantasias.

A São Paulo Turismo, responsável pelo evento, promete plantar 1.500 árvores em áreas de reflorestamento de mata atlântica para neutralizar a emissão de gás carbônico gerada nos dias de desfile.

Na avenida, das sete agremiações que irão desfilar hoje, pelo menos quatro terão alas ou alegorias relacionadas diretamente com o ambiente.

Com o enredo "Canta, encanta com minha história... Cubatão rainha das serras", a Unidos de Vila Maria abordará a questão por meio da história de Cubatão, que realizou um programa de recuperação ambiental e conseguiu se transformar em uma referência de preservação.

A Acadêmicos do Tucuruvi, quinta escola a se apresentar, entrará com o enredo "Renovar é preciso para que o "viver" seja preciso", que cita recursos renováveis. O quarto carro deve surpreender, já que será movido à energia eólica.

Primeira escola a desfilar, a Imperador do Ipiranga, com o enredo "Siderurgia forte constrói um mundo de aço", terá uma ala que representará a sucata feita com material reciclado, como tecidos, papéis e CDs.

A agremiação Tom Maior, com o enredo "Com licença, eu vou à luta", já no abre-alas mostrará a modernidade e a necessidade da reciclagem.

No desfile de amanhã, a Rosas de Ouro, com "Tellus Matter, o cio da terra", mostra preocupação com o aquecimento global. E a Vai-Vai, que fala do plástico, afirma no samba: "chega de lixo e poluição/ sua difícil decomposição a mãe natureza não pode esperar". O plástico demora mais de 400 anos para se decompor.

Apesar de não apresentarem referências diretas à questão do ambiente, as outras três escolas desta primeira noite também reciclaram material.

A X-9 Paulistana, segunda a desfilar, mostrará o enredo "Força Brasil: o país que surge da tinta delira num Carnaval de cores". O novo carnavalesco, Raul Diniz, conta que mudou o estilo da escola e promete mais luxo para este ano.

Última a se apresentar, a Nenê de Vila Matilde contará a história de João Jorge Saad. A ousadia da agremiação ficará por conta de uma transmissão de rádio a partir de um estúdio móvel montado no terceiro carro alegórico da escola.


Alessandra Balles
Daniela Tófoli

Folha de S.Paulo.

Em troca da emissão de CO2, plantio de 1.200 árvores
Compensação de carbono em SP
   

NOTÍCIAS ANteriores:
15/02/2007
Medida visa atrair profissionais às periferias
14/02/2007
Rede de articulação é proposta de prevenção contra criminalidade juvenil
13/02/2007
Gratificação de frequência é paga sem distinção a todos professores
12/02/2007
Novas construções ecologicamente corretas
09/02/2007
Museu atua na inclusão social de pessoas em situação de rua
08/02/2007
SP tem a queda mais acentuada no país
06/02/2007 Bônus nas escolas municipais
05/02/2007
Volta às aulas cultural
02/02/2007
Detran vira museu
01/02/2007
Governador quer desocupar a Serra do Mar