Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

mais são paulo
22/05/2008

Casa Cor explora dificuldade sensorial e motora

 

Erika Vieira


Os visitantes da Casa Cor 2008 vivenciarão as dificuldades que as pessoas com mobilidade reduzida sentem no dia-a-dia. No Espaço Sentidos Universais Mara Gabrilli, o público pode interagir com o ambiente, passando por uma simulação de como é fazer coisas comuns dentro de casa sendo uma pessoa com deficiência.

Logo na entrada, alguns tipos de limitações são expostas. Quem chega pode passear pelo espaço sentado em uma cadeira de rodas. Ou colocar óculos para diminuir a visão. Já para simular a deficiência auditiva, será usado tapão de ouvido. E para aqueles que querem ficar como se fosse um idoso, serão colocados pesos nas pernas, dando a sensação da perda de força dos movimentos.

A idéia do espaço surgiu na viagem que Mara Gabrilli fez ao Japão, no ano passado, para conhecer o Desenho Universal, conceito arquitetônico criado em 1987 pelo arquiteto Ron Mace, a fim de criar um único espaço que contemple a todos.

Dos 69 ambientes expostos na Casa Cor, 17 estão totalmente dedicados a este tema e os demais adaptados para receber este tipo de visitante.


Casa Cor
Neste ano, a Casa Cor, completa 22 anos sendo a mostra de arquitetura, decoração e paisagismo mais importante da América Latina. Mostra as principais novidades do setor junto a um seleto grupo de profissionais renomados que apresentam novos conceitos e propostas.

O evento foi fundado em 1987, por Yolanda Figueiredo e pelos argentinos Angélica Rueda, Javier Campos Malbrán e Ernesto Del Castilho.

"Racismo, discriminação e desrespeito" geram confusão na Casa Cor

A organização da Casa Cor São Paulo fez uma nota oficial para esclarecer o episódio em que um segurança teria sido chamado de "macaco" por um dos participantes do evento, o maior de decoração do país.

"A Casa Cor tomou conhecimento do caso ocorrido, durante a montagem do evento, com a arquiteta Ana Maria Guimarães de Vieira Santos", diz a nota, enviada ontem por e-mail à coluna por Daniela Filomeno, diretora de comunicação e conteúdo da Doria Associados, que organiza a mostra de decoração, no Jockey.

"A Casa Cor não concorda e condena qualquer atitude que implique em racismo, discriminação e desrespeito ao ser humano."

Mônica Bergamo
Folha de S. Paulo

Áudio dos comentários

   

NOTÍCIAS ANteriores: 20/05/2008 "Radiação teleguiada" ataca câncer raro
17/05/2008
Escola de Aplicação da USP não se destaca no Idesp
15/05/2008 Veja as cinco melhores escolas do Estado de São Paulo
13/05/2008
Nova experiência de ensino técnico na Vila Madalena
09/05/2008
Escolas públicas terão lan house
06/05/2008
Sírio-Libanês assume direção de dois ambulatórios públicos de SP
05/05/2008
Instituto fará estudo inédito de tratamento do câncer
02/05/2008
Mercado paulistano procura profissionais para trabalhar à noite
01/05/2008 Unicef ouve propostas de crianças e adolescentes para a cidade de São Paulo
28/04/2008
Evento une fantasia e realidade
25/04/2008
Virada Astronômica no Ibirapuera

Mais matérias