HOME | NOTÍCIAS  | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | QUEM SOMOS


Envie sua opinião

boca no trombone

"Quem vai melhorar este país somos nós",
Mauricio Antonio

"Por que Marta não fez a obra próximo da casa dela",
Marcio Coronato


palavra do leitor

"Aqui, o PT ganhou as eleições. Mas, sem sombra de dúvidas, perdeu a vergonha",
Pedro Bira

"Em breve, teremos um país vermelho de vergonha!",
Antonio Brandi


Carta da semana 03/02/2006

A Hipocrisia da Elite Brasileira

"É interessante vermos a veiculação de projetos sociais desenvolvidos por empresas e pelo governo brasileiro. Quase todos falam em pobreza por medo da palavra miséria. E na citada propaganda dizem não querer o seu dinheiro, e sim a sua voz.

Ora! Devemos querer o dinheiro e a voz contra os desvios de verbas orçamentárias, e do tal contingenciamento que desfigura qualquer projeto sério de execução orçamentária.
Definimos na Constituição Federal que deve haver um percentual fixo do orçamento para se aplicar em Saúde e Educação, mas há quase 10 anos criou-se uma tal de DRU (Desvinculação de Recursos da União) sob a desculpa de se resolver o problema das dívidas interna e externa e ela, dívida, só fez subir.

Uma das mais modernas leis para nossa infância e juventude é o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) vilipendiado em prosa e verso pelos três níveis de governo e pela sociedade que procura só se focar no problema do ato infracional de adolescentes, tendo na mídia um contingente enorme de profissionais que violam princípios constitucionais como o direito à imagem, ao respeito, à dignidade humana e ao princípio da presunção da inocência até sentença transitada em julgado.

No ECA há um dispositivo legal que permite aos cidadãos e às empresas indicarem os percentuais de 6% e 1%, respectivamente, do Imposto de Renda devido, para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, e nos últimos 15 anos só chega uma ninharia desses recursos a esses Fundos.

E aqui vai um desafio aos senhores e senhoras representantes da elite brasileira:
Divulguem ou demonstrem que declararam a indicação dos 6% de seus Impostos de Renda para os Fundos da Criança. Acredito que encontraremos uma ínfima minoria que o indica.

Saibam que a arrecadação do Imposto de Renda Pessoa Física em 2005 foi de quase 40 Bi o que equivaleria a uma indicação de quase 2,5 Bilhões para os Fundos da Criança; saibam que não chegou 1/10 desses recursos aos Fundos da Criança. Os Bancos Brasileiros têm um lucro de 40 Bilhões o que implicaria, na pior das hipóteses, um Imposto de Renda de 6 Bilhõese uma indicação de 600milhões para os Fundos, e nada disso aconteceu.

As maiores empresas brasileiras não fazem também a indicação de 1% de seu Imposto de Renda para os Fundos, o que implicaria mais alguns Bilhões de reais nos Fundos. Portanto, vemos que nossa infância é lesada em seus direitos em mais ou menos 5 Bilhões de reais por ano, o que totalizaria, em 15 anos, a (pasmem !) bagatela de 75 Bilhões de reais para nossa Infância e Juventude !

Hoje os hipócritas da elite brasileira acenam com rebaixamento da imputabilidade penal, da prisão perpétua, da pena de morte numa afronta à Constituição Federal, o que constitui Crime de Subversão.

Saibam, finalmente, que a esmagadora maioria dos encarcerados nas cadeias, penitenciárias e na famigerada e malfadada FEBEM (Fundação do Mal-Estar do Menor) são exatamente os negros e os pobres vilipendiados nos seus direitos fundamentais que são a Saúde, a Educação e o Emprego; só esses três direitos – se respeitados – garantiriam a cidadania aos hiposuficientes brasileiros",

José Roberto Alves da Silva
- cidadaoalerta@pop.com.br

CIDADÃO JORNALISTA é um espaço destinado aos leitores e ouvintes que ao relatarem fatos e experiências de sua cidade, comunidade e cotidiano, tornam-se repórteres por um momento.

 
 

anteriores:
27/01/2006
Minha cidade
13/01/2006
SOS : destruição do patrimônio arbóreo dos bairros chamados “Jardins”
06/01/2006
Campanha Eleitoral Ganha as Ruas
30/12/2005
A Escola
23/12/2005
A criança da calçada
16/12/2005
Jornalismo comunitário eleva a auto-estima e resgata cidadania
09/12/2005
A Morte do Assobio