REFLEXÃO


Envie seu comentário

 
 

pensata
31/07/2007

Serra terá coragem?

A idéia para melhoria de gestão administrativa mais ousada do governo Serra foi lançada pela nova secretária da Educação, Maria Helena Guimarães: dar mais dinheiro às escolas de acordo com o desempenho dos alunos. Não tenho dúvidas de que tal iniciativa ajudaria a elevar o nível educacional, mas resta pelo menos uma dúvida: o governador José Serra teria coragem de aplicá-la?

Maria Helena Guimarães é respeitada dentro e fora do Brasil por seus conhecimentos em avaliação escolar. Graças, em parte, ao seu trabalho no Ministério da Educação, o país conhece melhor os indicadores de aprendizado. Por causa dessa vivência, ela sabe que as avaliações não se traduzem em respostas dos educadores. Isso a levou a acreditar que, entre outras medidas, a premiação ao mérito estimularia a busca de excelência. É impossível imaginar qualquer coisa que funcione bem sem promover os talentos.

O problema é que ações desse tipo costumam, como se vê em várias partes do mundo e no Brasil, gerar fortes reações corporativas. Fortes, não. Fortíssimas. Nem sempre os governantes contam com o apoio da sociedade, a começar dos pais e dos alunos. Os sindicalistas em geral, cujos filhos estudam em escolas públicas (e, portanto, beneficiários diretos da meritocracia), alinham-se ao lado da reação corporativa. Quase todas as entidades (isso para não dizer todas) que defendem o funcionalismo público têm horror a essa competição e estariam na linha de frente contra o governador.

Serra é candidato a presidente. Ele terá coragem para topar essa briga, cujo reconhecimento só virá no futuro? Vamos ter de aguardar para saber a resposta.

Lamento informar, mas, sem premiar os professores talentosos e esforçados, acabaremos sempre premiando a mediocridade. E são os mais pobres que mais pagam por essa premiação.

PS - Coloquei no site experiências que premiaram os melhores professores e diretores.

Canssei, cancei ou cansei?



Coluna originalmente publicada na Folha Online, editoria Pensata.

   
 
 
 

COLUNAS ANTERIORES:
30/07/2007
Canssei, cancei ou cansei?
25/07/2007
Ensinando a ouvir
24/07/2007 A tragédia da surdez anunciada
23/07/2007
A tragédia anunciada do cotonete
18/07/2007
É pior do que se imagina
18/07/2007
Santa digital
17/07/2007
Lula merecia essa vaia?
16/07/2007
Como jogar dinheiro no lixo
11/07/2007
Zelador cria laboratório jornalístico
10/07/2007
Dia sem carro é bobagem?
Mais colunas