cultura Hi-tech
07/08/2008

MIS volta à ativa com novidades em arquitetura
e tecnologia

Keila Baraçal

O novo projeto de arquitetura do MIS (Museu da Imagem e do Som), concebido no ano passado pela equipe do arquiteto Álvaro Razuc, deu a nova aparência ao que ele é hoje. O museu, que está prestes a reabrir portas neste sábado, 9, passa pelos retoques finais de pintura e instalação de aparelhagem. Razuc e seu grupo venceram numa disputada final com outras três propostas. Seu diferencial está na forma de fazer do MIS um espaço que democratiza ambientes com acervos tradicionais e tecnológico. Do lado de fora é possível ver a primeira mudança. Portões que, antes, dividiam o MIS e o MUBE (Museu Brasileiro de Escultura), agora foram abertos e juntam ambos os espaços.

“Nos fez [sic] muito bem que esse projeto tivesse sido o vencedor”, diz a curadora Daniela Buosso, reiterando que os arquitetos fazem parte de uma geração de profissionais em ascensão no mercado.

Passando para a parte interna do MIS, o visitante dá de cara com o panorama quase que completo do museu. O restaurante sumiu? Sim. Ainda está em processo de licitação e, de acordo com Razuc foi projetado para ter vista tanto para o MUBE, quanto para o MIS.

Com área total de 530 metros quadrados, é no primeiro andar que está o acervo com mais de três mil unidades. “Ele, na verdade, é composto por oito mil títulos [alguns vieram da Europa]”, afirma Daniela. Há, ainda a Midioteca - com computadores, fotografias, televisores, videocassetes e DVD - e o Espaço Redondo - área que exibe projetos relacionados ao LabMIS (Laboratório de Pesquisa e Produção em Novas Mídias), aquilo que a equipe organizadora do evento aposta em ser o ponto mais alto e novo do Museu.

O LabMIS está concentrado no segundo andar. De acordo com Gisela Domschke, artista de multimeios, este é um projeto singular no Brasil. “A gente não pode deixar de considerar a influência que a tecnologia tem no nosso dia-a dia. Ela permite que a arte seja distribuída de forma independente.” O lab está dividido em Sala de Workshop, Estúdio de Som, Sala de Edição de Áudio e Vídeo, Lounge de Convivência e Auditório.

Temáticas
Desde o começo da reforma do MIS, no ano passado, essas mudanças tinham a preocupação com a organização do acervo. “Ele tem várias coleções preciosas que fazem parte da vida cultural dessa cidade e desse país”, ressalta a curadora Daniela Buosso. A idéia é fazer com que o acervo sirva para fomentar a discussão cultural do país.

Tanto o acervo, quanto o LabMIS fazem parte de um grupo de quatro eixos da reestruturação do projeto. Os outros são o web-site (feito para ser um espaço para a disseminação da produção do museu) e programação cultural (com foco na contemporaneidade e convergência entre imagem, som e outras tecnologias).


O que se espera com a nova estrutura é que cerca de 135 mil pessoas por ano passem a usar o espaço. Um aumento de 750%, tendo em vista que em 2007 o museu recebeu mais de 15 mil visitantes. Houve um investimento por parte do Governo do Estado de R$ 4 milhões. “O MIS foi pensado para voltar a fazer parte das discussões de São Paulo. No passado ele contribuiu com o cinema e a televisão. Agora está voltando para isso”, concluiu Priscila Arantes, diretora adjunta.

Serviço
MIS
Avenida Europa, 158 – Jardim Europa
terças a sábados, das 12h às 22h. Domingos e feriados, das 11h às 21h
(11) 2117-4777
www.mis-sp.org.br

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
05/08/2008
Educação influencia melhora na saúde, segundo índices da Firjan
05/08/2008
Instituto do Câncer de SP terá prontuário digital
04/08/2008
Economia Criativa é tema de pós-graduação
04/08/2008
Flap! 2008 reúne artistas latino-americanos
01/08/2008
Economia criativa
30/07/2008
São Paulo inspira construção de bar
30/07/2008
Balada substitui comanda por dedo
30/07/2008
Ivaldo Bertazzo apóia a revitalização da Cracolândia e abre escola de dança
28/07/2008 Número de usuários de crack aumenta nos últimos dois anos em SP
28/07/2008 Descubra os museus desconhecidos de São Paulo
Mais matérias