.

              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

pesquisa
08/09/2005
Histórias diminuem gosto por games violentos

Quanto mais contos de fadas na infância, menor o interesse pela violência, revela estudo. “Crianças que têm mais contato com literatura infantil adiam o fascínio pela violência”, disse o psicólogo e fonoaudiólogo Carlos Brito, professor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Coordenador do estudo O universo da fantasia dos contos de fadas no cotidiano das crianças seduzidas pela virtualidade dos jogos de computador, Brito e as alunas Bruna Vasconcellos, Karlise Lucena e Marceline Cavalcanti percorreram lan houses (casas de jogos eletrônicos) e entrevistou crianças e adolescentes para saber quais eram os games mais populares.

Numa segunda etapa, a equipe aplicou um questionário a 40 estudantes de dois colégios de classe média alta da região metropolitana de Recife. Entre outubro de 2003 e agosto de 2004, foram entrevistados 20 meninos e 20 meninas, com idades entre 8 e 9 anos. As escolas seguiam linhas pedagógicas diferentes, uma tradicional e outra construtivista.

“Para nossa surpresa, os alunos da escola tradicional achavam que contos de fadas eram para crianças pequenas e confessaram gostar dos jogos eletrônicos em virtude da violência”, afirmou o pesquisador.

Segundo Brito, o contato sistemático dos alunos da escola construtivista com a literatura infantil, principalmente com contos de fadas, estimula as crianças a lidar com a imaginação, exteriorizando a agressividade de maneiras sadias. O mesmo não ocorre com alunos da escola tradicional, que associam a leitura às provas e notas e preferem os jogos eletrônicos.

“Por isso, é importante que a escola enfatize o aspecto lúdico na educação e não apenas o conteúdo das disciplinas”, disse.


Ação e aventura
Meninos de ambos os colégios disseram gostar de ação e aventura. Porém, os alunos da escola tradicional se enquadraram no estereótipo “crianças da virtualidade”: 70% jogam games mais de duas vezes por semana, enquanto 30% dos meninos da escola construtivista têm o mesmo costume.

Jogos como Grand Theft Auto, Counter Strike e The Sims - a versão nova, na qual se pode confinar ou matar um integrante da família -, com alto teor de violência, estão entre os preferidos destes garotos.

Entre as meninas, as alunas do colégio construtivista apresentaram mais entusiasmo pela fantasia do que as que estudam no colégio de linha pedagógica tradicional. Para essas últimas, o computador praticamente substitui a literatura infantil. Apenas 50% das meninas do colégio construtivista reconhecem a violência nos contos de fada, enquanto 100% têm essa percepção nos games.

A pesquisa foi apresentada este ano no Congresso Internacional de Educação de Recife e no Congresso de Práticas Pedagógicas do Norte e Nordeste.


As informações são da Agência Fapesp

   
 
 
 
NOTÍCIAS ANteriores
05/09/2005
CEUs da Zona leste promovem Festival em busca de talentos
02/09/2005
Comunidade faz Cinema
02/09/2005
Praça, Lixo e Escola
02/09/2005
Cursinho preparatório para o Vestibular oferece simulado do Enem gratuito
01/09/2005 Mobilizadores do "Fundeb pra Valer" são recebidos em Brasília
31/08/2005 Abordagens para Inclusão Econômica de Pessoas com Deficiência é tema de Fórum em São Paulo
29/08/2005 Encontro reúne cidadãos para discutir país do futuro
26/08/2005 Alunos das 1.400 escolas da rede municipal agitam o Sambódromo hoje
26/08/2005 Cidadãos comuns discutem o futuro do país no DNA Brasil
25/08/2005 Violência Institucional ainda é um dos fatores mais preocupantes contra adolescentes