HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

campanha
15/09/2006
Brasil participa do Dia Mundial de Conscientização sobre Linfoma

Hoje, Dia Mundial de Conscientização sobre Linfoma diversas cidades do país estão juntas pela causa. No Brasil, elas serão promovidas, pelo terceiro ano consecutivo, pela ABRALE - Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia – com o objetivo de conscientizar a população a respeito dessa doença que atinge centenas de milhares de pessoas no Brasil e no mundo.

As ações ocorrerão simultaneamente em São Paulo, Campinas, Porto Alegre, Salvador e Rio de Janeiro. Nessas cidades, os moradores, além de praticarem atividades físicas, darão sua colaboração pintando uma tela, com base no tema da campanha deste ano, “Luz da Esperança”. Os quadros serão instalados em um painel maior, com o logo da Coalizão Linfoma ao centro. Posteriormente, esses painéis serão doados para hospitais das respectivas cidades.

A ação é um projeto da Coalizão Linfoma, organização mundial sem fins lucrativos que trabalha com pacientes, representada no Brasil pela ABRALE. Mostrar que o linfoma é um tipo de câncer que pode ser curado é a principal proposta dessa campanha. Para isso, basta combater a desinformação, principal inimigo quando se fala de câncer.

Uma pesquisa realizada em vários países pela Coalizão Linfoma aponta que no Brasil apenas 12% das pessoas sabem ou conhecem algo sobre linfoma, o câncer do sistema linfático. Em contrapartida, 86% das pessoas querem saber mais sobre a doença. Segundo os últimos dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2004 foram registradas 3.194 mortes em decorrência deste tipo de câncer ainda pouco conhecido da população brasileira, uma média de 8,5 mortes do dia.

“Somente ao conhecer melhor o linfoma é possível combatê-lo de forma satisfatória. O diagnóstico correto e o tratamento adequado possibilitam ao paciente uma maior chance de cura da doença”, alerta a presidente da ABRALE, Merula Steagall.

Sobre o linfoma

O linfoma se desenvolve nos linfonodos (gânglios) do sistema linfático. O sistema linfático é responsável, entre outras coisas, pela defesa natural do organismo contra infecções. O sintoma inicial mais comum do linfoma é um aumento indolor dos linfonodos, principalmente no pescoço, mediastino (região localizada entre os pulmões e o coração), axilas, abdômen ou virilha. Outros sintomas podem incluir febre, suor, principalmente à noite, perda de peso e coceira.

Tratamento

Atualmente o tratamento que oferece a maior chance de cura para os pacientes com linfoma é a combinação de quimioterapia associada a anticorpos monoclonais.

As informações são da ketchum estratégia.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
15/09/2006
Faculdade pública cobra mensalidade
14/09/2006
Segurança Pública virá da Universidade
13/09/2006
Iniciativas na "cracolândia"
13/09/2006 Conselhos de municípios fracassam na fiscalização
13/09/2006 Faltam 710 mil professores no país
12 /09/2006
Jovens produzem documentário para ser exibido em escolas da própria comunidade
06/09/2006
Dia da Alfabetização aproxima-se e a taxa continua alta
05/09/2006
Movimento Compromisso Todos pela Educação
05/09/2006
Experiências educacionais que deram certo na cidade de São Paulo
04/09/2006
'É preciso formar uma rede de 'educochatos' no País'