.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

fazendo a diferença
16/02/2005
Transformação do olhar é objetivo de fotógrafos mirins

Cassia Gisele Ribeiro
Especial para o GD

Apurar o olhar dos adolescentes fotógrafos para que, dessa forma, eles possam reconhecer a comunidade onde vivem e serem agentes de transformações. Essa é missão da organização ImageMágica que, há 10 anos, atua ministrando cursos e oficinas de fotografia para adolescentes de diversas regiões do país.

O programa teve início durante uma viagem para Minas Gerais do fotógrafo André François, hoje presidente da instituição. Por conta de um desejo pessoal dele, um laboratório itinerante instalado em um ônibus percorreu diversas comunidades de baixa-renda do estado. Dentro do ônibus, foram realizadas oficinas de construção de máquinas fotográficas caseiras, revelação e fotografia.

Atualmente, o acervo dos participantes das Oficinas da Lata - nome dado porque as máquinas caseiras eram confeccionadas com latinhas de alumínio - atingiu 20 mil fotos. A organização já possui diversas outras ações, inclusive um curso profissionalizante de fotografia, com duração de um ano.

"A primeira turma irá se formar no final deste ano, com preparação para atuar em diversos mercados", afirma François. Além das aulas de fotografia e revelação de fotos, o estudantes receberão também um curso de administração pessoal e noções de algumas áreas onde poderão atuar, como por exemplo, a fotografia de eventos, fotografia jornalística e revelação em laboratório.

Outra das ações da ImageMágica é um curso de capacitação de professores que, mais tarde, implementarão a fotografia como ferramenta pedagógica. Ao todo, foram capacitados 1375 educadores. Foram realizadas também 35 oficinas abertas em escolas públicas, que atenderam mais de três mil alunos.

A ImageMágica realiza ainda palestras sobre saúde pública preventiva. No ano passado, a instituição ganhou o prêmio de melhor projeto de saúde da Associação Panamericana de Saúde. Pode parecer estranho, mas segundo André François, a fotografia pode ter muita relação com o bem-estar físico.

"No momento em que se dá ao outro a oportunidade de observar seu entorno, reconhecer os problemas e modificá-los, se consegue melhorar a qualidade de vida desse cidadão e dos que estão próximos dele", afirma. "Dessa forma, a saúde é vista não só como a solução de uma doença, mas como forma de evitar que a pessoa fique doente, melhorando seu bem estar e a qualidade de vida", conclui.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
16/02/2005
Controle eletrônico de freqüência escolar começa este ano, diz MEC
16/02/2005
Proposta de reforma universitária obtém apoio de reitores das federais
15/02/2005
Ensino médio público tem déficit de 250 mil professores, diz Inep
15/02/2005
Consórcio Social da Juventude atende 1.500 jovens na periferia
15/02/2005
Brasil vai sediar conferência mundial sobre inclusão digital
15/02/2005
Programa quer garantir direito de acesso a deficientes e idosos
15/02/2005
Campanha pelo desarmamento atinge 248 mil armas recebidas
15/02/2005
Casa de parto em bairro da periferia de São Paulo é premiada por ministério
14/02/2005
Ministério amplia a distribuição gratuita da pílula do dia seguinte