.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

incentivo à leitura
17/03/2005
Campanha "Vivaleitura" divulga projeto da Alfabetização Solidária

Criado pela Alfabetização Solidária com o objetivo de estimular a leitura entre os jovens e adultos e auxiliar no processo de alfabetização de alunos de vários municípios brasileiros, o "Vivaleitura", já integra a programação no Brasil. Resultado de esforços dos ministérios da Educação e da Cultura dos países da América Latina, Espanha e Portugal, a iniciativa consagra 2005 como o Ano Ibero-americano de Incentivo à Leitura. A parceria entre governos, setores privados e sociedade civil de 21 países quer despertar nos estudantes maior interesse pelos livros, trabalhando a partir do conceito de que leitura e escrita são importantes ferramentas de inclusão social, cultural e econômica.

A "Vivaleitura" - A versão brasileira da iniciativa prevê uma grande mobilização nacional em favor da leitura. Seu calendário, exibido no site brasileiro do movimento (www.vivaleitura.com.br), lista para todos os internautas as atividades voltadas a esse objetivo. Entre elas, está o projeto Incentivo à Leitura, da Alfabetização Solidária, incluso na programação graças à sua importância e alcance nacional. A inclusão do Incentivo à Leitura na programação da campanha possibilita ainda divulgação das novidades sobre o projeto da Alfasol a todas as regiões brasileiras onde chegar a iniciativa.

Peças publicitárias na tevê e no rádio, congressos, fóruns, seminários, feiras, rodas de leitura, capacitação de agentes de leitura e outros eventos também promoverão, nas várias regiões do país, o conceito, o nome brasileiro da campanha, "Vivaleitura", e o logotipo do livro aberto à espera do leitor. A programação inclui ainda caravanas de escritores, que visitarão as comunidades, passando por faculdades, escolas, feiras de livros, bibliotecas públicas e acampamentos rurais brasileiros. Além de falar de leitura, os escritores se aproximarão de seu público abordando temas como literatura e processo criativo das obras literárias. A campanha quer estimular ainda a abertura de bibliotecas e livrarias e promover o apoio a editores.


As informações são do site do Instituto Ethos.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
17/03/2005 MEC treina 1.500 conselhos de educação
17/03/2005 Cooperativas de trabalho são abordadas em livro
17/03/2005 Sem votar, Câmara aumenta verba de gabinete em 25%
17/03/2005 Justiça Federal cria vara especial para idosos
16/03/2005 Aluno de 10 anos receberá educação sexual, afirma nova política federal
16/03/2005 Projeto alerta sobre o aliciamento de menores
16/03/2005 Brasil terá de investir R$ 7,2 trilhões em 15 anos para atingir a igualdade social
16/03/2005 Fundação Banco do Brasil constrói central para apicultores do Nordeste